08/02/2012

CHEIRO DE BEM-ESTAR

Aromas são poderosos aliados na busca pelo equilíbrio dentro de casa e podem até auxiliar no trabalho, nos estudos e na hora de relaxar

Lavanda, camomila, alecrim, limão, bergamota. Mais do que na gastronomia, como chás ou temperos, eles podem virar aliados do bem-estar em casa. Às vezes combinados com outros aromas, no ambiente certo, não só deixam um cheiro agradável como, segundo especialistas no assunto, têm fins terapêuticos. Ou seja, podem perfumar a casa e ainda dar uma forcinha para dormir melhor, relaxar, estudar, namorar, recuperar as energias e até combater a gripe.

Segundo Julie Duarte, naturóloga e professora de aromaterapia da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), o uso dos óleos essenciais se relaciona ao equilíbrio emocional. “Eles atuam como ansiolíticos, antidepressivos, moduladores de pressão arterial e estimulantes da produção de hormônios, entre outras coisas”, afirma.

NOS AMBIENTES

Em casa, um bom jeito de investir nesses perfumes é usando aromatizadores, tanto os com vela quanto os elétricos, com óleos essenciais extraídos das plantas. É importante sempre escolher um aroma agradável e não exagerar na dose.

• Para ambientes de estudo: cinco gotas de alecrim canforado e cinco gotas de limão-siciliano;

• Para o quarto do bebê: duas gotas de bergamota e uma gota de lavanda francesa;

• Para receber amigos: seis gotas de mandarina, duas gotas de canela e duas gotas de cravo-da-índia;

• Para namorar: três gotas de pau-rosa, duas gotas de ylangylang, duas gotas de jasmim, uma gota de rosa, uma gota de sândalo e uma gota de sálvia esclareia;

• Para o banheiro: três gotas de citronela e duas gotas de eucalipto citriodora;

• Contra insônia: cinco gotas de lavanda francesa e cinco gotas de camomila-romana ou capim-cidreira;

• Contra gripes e resfriados: quatro gotas de tea tree, três gotas de hortelã-pimenta e três gotas de ravensara aromática.

3 comentários

  • Aurélio Tavares - 10 de fevereiro de 2012

    Boa tarde, onde encontro esses produtos?


  • Angeloni - 22 de fevereiro de 2012

    Olá Aurélio, estamos atrás de informações mais completas para te passar. Obrigado,


  • Lucilaine - 22 de março de 2012

    Olá Aurélio,

    Os óleos essenciais são encontrados em farmácias de manipulação. Algumas lojas que vendem produtos naturais também comercializam.
    Fique atento pois óleo essencial e essência são diferentes (as essências são mais baratas e produzidas em laboratório, enquanto os óleos essenciais possuem um valor maior e são extraído direto das plantas).
    Somente os óleos essenciais possuem propriedades terapêuticas(modular o sono, pressão arterial, apetite, liberação de hormônios, etc).

    Abraços


Deixe seu comentário