06/07/2015

Cuidados com os pets no frio

Cães, gatos e até peixes e pássaros precisam de atenção especial nas baixas temperaturas

Roupinhas, água morna, cobertor quentinho… pode parecer exagero, mas não se deixe enganar só porque eles são peludos: o frio também pode trazer doenças aos pets. Por isso, nesse período eles precisam de cuidados especiais.

Tanto em cães quanto em gatos, a patinha gelada é um sinal de que estão com frio. Assim como com os humanos, problemas respiratórios e dores de ouvido podem surgir. E os sintomas de gripe são os mesmos: espirros, secreções no nariz, tosse, falta de apetite…

Vale ficar atento aos sinais e tomar alguns cuidados. Os filhotes e idosos – que, nessa época, ainda podem apresentar dores na coluna – são os que mais requerem cuidados. Nos bichos de pelo curto, aposte em uma roupinha. Só tome cuidado com modelos muito apertados, já que eles prejudicam a mobilidade. Veja dicas para cuidar do seu bichinho e lembre-se: em caso de dúvidas, consulte um veterinário.

CÃES E GATOS

- Passeio ao sol

Para sair com cães, prefira os horários com sol e sem vento. Se o tempo estiver muito seco, opte por caminhos bem arborizados;

- Banhos

Tanto em casa quanto no pet shop, é melhor que seja em água morna. Secá-los também é essencial. Tome cuidado com os choques térmicos;

- Camas

Coloque um cobertor ou estrado entre a cama e o chão para deixá-la menos gelada, e deixe em cima um edredom ou outro cobertor. Gatos vão gostar de camas tipo iglu;

- Vacinas

Confira a carteirinha e veja se a vacinação está em dia para não facilitar o surgimento de doenças.

PÁSSAROS E ROEDORES

- Cubra a gaiola à noite com um tecido preto e, se estiver muito frio, use um aquecedor no ambiente. No caso dos roedores, vale ainda forrar a gaiola com papel picado e não deixá-la diretamente no chão frio. Coloque um tapetinho embaixo.

PEIXES

- Confira com frequência se a água está na temperatura ideal para a raça do seu animal. Vale consultar as especificidades dele no pet shop onde foi adquirido.

Deixe seu comentário