06/02/2012

DECORAÇÃO ZEN

Aprenda a criar ambientes de paz e relaxamento na sua casa


Não há refúgio melhor do que nosso lar, certo? Porém, às vezes, mesmo estando dentro de casa sentimos que é difícil relaxar. Som alto, desorganização, luz intensa e até mesmo as cores de alguns móveis e paredes podem nos estressar. É que quanto mais estímulos um ambiente apresenta, mais nos sentimos tensos e agitados. Decorar um canto da casa de maneira harmoniosa e relaxante nos ajuda a ter uma qualidade de vida muito melhor. “Opte por um cantinho mais reservado, para ali poder criar uma atmosfera distinta do resto da casa, com auxílio de cores, objetos, texturas e luz”, indica a arquiteta Vanessa Faller, uma das sócias do Espaço do Traço, de Florianópolis.

Escolha seu cantinho e saiba como transformá-lo:

- O primeiro elemento que vai distinguir seu canto especial do resto da casa é a cor da parede. “Azul e verde geram um efeito tranquilizante, enquanto os tons terrosos e naturais são acolhedores”, conta Vanessa.

- Ainda nas paredes, painéis estofados e quadros trazem aconchego. “Invista em temas orientais, como imagens de Buda e mandalas coloridas”, diz Maíra Queiroz, outra sócia do Espaço do Traço.

- A iluminação também é muito importante. “Para conseguir um efeito intimista, lance mão de luz indireta, com auxílio de abajures e arandelas”, aconselha Vanessa.

- Se houver janelas por perto, escolha cortinas leves, como voil, tecidos de fibras naturais ou sedas indianas.

Oásis oriental

Se você tem uma área ao ar livre na sua casa, também é possível adaptar os conceitos orientais para torná-la mais verde e acolhedora:

- Nos jardins japoneses, o elemento água está sempre presente, pois simboliza a renovação e a longevidade. “Inclua no seu projeto uma fonte, desde que ela produza um som suave. Nada de cascata muito forte com grande volume de água”, sugere Juliana.

- Ao revestir chão e paredes, dê prioridade aos materiais naturais, que ajudam a propagar a energia da natureza. A decoradora recomenda o uso de bambu e madeira específicos para áreas externas. “Pedras brutas e pedriscos, com aspecto rústico, também caem muito bem”, completa.

- Dê atenção especial à vegetação. Plantas sempre são zen, mas escolha aquelas que possam atrair pássaros e borboletas ou ainda ter flores que emitam o aroma de sua preferência. Se tiver espaço, inclua também uma árvore frutífera.

- Os móveis do jardim devem promover o relaxamento e ser bem confortáveis. Para os praticantes de meditação ou ioga, um tatame ou deck de madeira são essenciais. “Sentar no chão nos faz sentir a força da Terra”, diz Juliana.

- Para finalizar, decore seu jardim com elementos que tenham significado para você. Esses objetos trarão paz e acalentarão a alma.

Deixe seu comentário