17/04/2012

MITOS DA SAÚDE

Saiba o certo e o errado nas famosas sabedorias populares relacionadas à saúde


Sabe aquelas recomendações que mesmo sem muita base científica são passadas de geração para geração sem serem questionadas? Elas são normalmente relacionadas à saúde e mesmo que os médicos não as endossem, seguem presentes nas nossas vida como sabedoria popular.

Mas, você sabe dizer o que é mito e o que é verdade nessa história? O blog Angeloni separou algumas das recomendações mais comuns e as desmitificam para que não haja mais dúvidas!

MITO: “Não saia neste vento menino, vai pegar um resfriado!” – gripes e resfriados são causados por vírus, não pelo frio. A tal friagem também é incapaz de afetar o sistema imunológico. “O que causa a doença é ter contato com alguém que tenha o vírus da gripe”, sintetiza o pneumologista José Waldir Leopércio.

MITO: “Acende a luz que ver televisão no escuro ou muito perto da tela prejudica os olhos!” – não há comprovação científica de que esses hábitos causem danos aos olhos. Tampouco ler em ambiente com pouca luminosidade provoca problemas de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, que são de origem genética. Porém, há uma ressalva. “Essa atitude pode ser um indício de que a pessoa tem algum problema de visão, mas não que ela o tenha causado”, alerta o oftalmologista Luiz Pedro Dario.

MITO: “Espere algumas horas antes de entrar na piscina ou tomar banho logo, você acabou de comer!” – O contato com a água não oferece risco – é o exercício físico que o faz. Portanto, um banho ou um mergulho para refrescar depois do almoço não oferecem perigo. “Após as grandes refeições o metabolismo está voltado para a digestão dos alimentos ingeridos, portanto grandes esforços e exercícios devem ser evitados, pois interferem neste processo”, explica a nutricionista do Núcleo do Ministério da Saúde, Márcia Rodrigues.

VERDADE: “Não é bom beber nada enquanto almoçamos ou jantamos” – a digestão é prejudicada ao misturar a refeição com qualquer bebida. Para que os nutrientes sejam absorvidos adequadamente, o nosso corpo precisa liberar enzimas digestivas e ácido clorídrico para a digestão dos nutrientes. “A ingestão de líquidos, acima de 200 ml provoca a diluição do suco gástrico, interferindo na digestão”, afirma Juliana Trevilini Garcia, nutricionista.

VERDADE: “Tem que comer mais banana para ter menos cãibra” – existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. “A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas”, explica a nutricionista Roberta dos Santos Silva.

VERDADE: “Tomar uma taça de vinho por dia faz bem pra saúde” – o vinho tinho tem antioxidantes que aumentam o bom colesterol e reduzem o mau. Só uma taça por dia faz bem, sim!

Saiba mais sobre os mitos e verdades da saúde e bem-estar no livros que foram usados como fontes desse texto. “Por Que Canja de Galinha Cura Resfriado”, do jornalista Anahad O’Connor, do “New York Times” / “Fatos e Mitos sobre sua saúde”, do  Dr Fernando Lucchese / “Não Engula o Chiclete! - Mitos, Verdades e Mentiras Descaradas Sobre o Corpo e a Saúde”, do Dr Aaron Carroll e Dra Rachel Vreeman / Ministério da Saúde.

2 comentários

  • Kevin - 20 de maio de 2012

    Opa Nepomuceno:Vocea diz: No caso do Pre9-sal e no geral no paeds, a meu ver, nada e9 be1sico, nada e9 claro e nem nada je1 este1 dado .Que o Petrf3leo deve ser explorado sbtemuido aos interesses do Paeds e9 be1sico, ne3o cabe discusse3o nem relativismos!Que o Mercado pode regular isto, como propf5e aqueles que quiseram acabar com a Petrobre1s e se apegam ao modelo de explorae7e3o proposto em plena histeria do deus mercado pode tudo e9 be1sico sim.He1 ve1rias questf5es que obviamente podem e devem ser discutidas por todos os interessados (especialistas ou amadores), mas o sul (o norte e9 a vise3o do colonizador) de como sere1 feito deve ser determinado em termos de conceitos indiscfativeis: A riqueza do nosso subsolo deve este1 subordinada aos interesses do Brasil, ne3o do mercado.Este e9 o ponto central! Ne3o se trata de PT versus PSDB! Isto e9 superficial e circunstancial. Soberania e interesses do Povo Brasileiro e9 que ne3o e9!abrae7e3o e obrigado por estender as conversae7f5es!


  • nayara santos silva - 26 de junho de 2012

    ameiii esses mitos e verdades vcs estao de parabens.bjs nayara sp.


Deixe seu comentário