23/02/2012

RIR É O MELHOR REMÉDIO

Corpo e mente podem ser beneficiados com simples sorrisos


Não há dúvidas que as pessoas ficam muito mais bonitas e deixam todos mais felizes a sua volta quando riem. E os benefícios do riso e do bom-humor vão muito além disso: colaboram física e psicologicamente para a saúde e bem-estar.

O interesse em estudar essas consequências surgiu há 20 anos quando o editor norte-americano Norman Cousins publicou o livro Anatomia de uma Doença, contando seu impressionante caso de cura pelo riso, na década de 1960. Portador de uma doença degenerativa, sua chance de sobrevivência era de apenas uma em quinhentas. Então, Cousins (já com quase todo o corpo paralisado) passou a reunir os amigos para assistir a programas de “pegadinhas” e seriados cômicos na televisão. Sob os cuidados de uma enfermeira, foi se recuperando gradualmente até poder voltar a viver e a trabalhar normalmente. Ele morreu em 1990, aos 75 anos.

Com a mesma metodologia de pesquisa aplicada pelo norte-americano, o médico clínico geral e homeopata Eduardo Lambert comprovou vários benefícios que o riso pode provocar na vida das pessoas e as transcreveu no livro Terapia do Riso – A Cura pela Alegria. Confiram algumas delas.

Dor: o riso é o responsável por mandar a ordem para o cérebro, através do hipotálamo, que sintetiza as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas. Essas substâncias, que são produzidas nos momentos de bom humor e conseqüentemente do riso, são analgésicas, similares às morfinas, mas com potência cem vezes maior.

Digestão: os músculos que são mais estimulados quando rimos são os abdominais. Esses movimentos fazem uma espécie de massagem em nosso sistema gastrointestinal, melhorando a digestão.

Circulação do sangue: o ritmo cardíaco acelera quando começamos a rir. Os batimentos podem atingir até 120 pulsações por minuto, em comparação com as 70 pulsações por minuto quando estamos em repouso. Isso faz com que nosso organismo funcione a todo vapor!

Estresse e sistema imunológico: durante uma sessão de gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina – hormônios do estresse – baixam. Além disso, o cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que nos deixa relaxado. Isso faz com que o corpo consiga produzir mais células de defesa, que ficam mais ativas, fortalecendo o sistema imunológico e blindando o organismo contra doenças.

Então, que tal rir mais?

 

Deixe seu comentário