24/08/2011

Sapateado, a dança que tonifica músculos, emagrece e diverte

O som das plaquinhas batendo no chão de madeira remete automaticamente àquelas salas cheias de pessoas rodopiando e dando um show de leveza, inspiradas nas lindas coreografias de Fred Astaire.

Celebridades como Flávia Alessandra, Claudia Raia, Giselle Itié sempre tiveram essa modalidade de dança em suas vidas, e contam que ela é uma das responsáveis pela forma física de dar inveja que elas têm hoje.

Sapatear é um exercício completo, equilibra corpo e mente, fortalece panturrilha, quadríceps e glúteos. “Mas os principais benefícios são o ganho de ritmo, o estímulo à memorização e a sensação de bem-estar causado pela liberação das endorfinas,” diz a professora Gisella Martins da escola de dança Pulsarte.

Quem pensa que essa dança age somente da cintura para baixo está enganado. Tanto braços como músculos abdominais são exigidos durante os saltos e giros. E ainda é possível prever um gasto médio de 350 calorias em uma hora de aula.Para perceber os resultados é necessário freqüentar aulas no mínimo duas vezes por semana. A técnica é liberada para qualquer pessoa, inclusive os mais sedentários.

Ficou animada para sapatear? Veja academias especializadas e também assista a alguns filmes e inspire-se:

“The Broadway Melody”
EUA, 1929, Dir. Por Harry Beaumont
Foi um dos primeiros filmes musicais da história do cinema. O filme relata os romances das estrelas de musicais do famoso bairro Broadway. O enredo tem duas irmãs que se apaixonam pelo mesmo homem.

“Bojangles”
EUA, 2001, Dir. Joseph Sargent
Filme sobre a vida de Bill Bojangles Robinson, um famoso sapateador, com Gregory Hines fazendo o papel-título acompanhado de grande elenco.

“O Sol da Meia-Noite”
EUA, 1985, Dir. Taylor Hackford
Um bailarino da União Soviética exilado nos Estados Unidos que é preso. Na prisão, ele conhece um bailarino americano casado com uma russa.

“Cantando na Chuva”
EUA, 1952, Dir. Gene Kelly, Stanley Donen
O filme, e especialmente a sequência de Kelly cantando (e dançando) na chuva, é a cena mais famosa e mais conhecida desse musical inesquecível.

ACADEMIAS

Pulsarte (São Paulo, SP)
Rua Pereira Leite, 55 – Alto de Pinheiros0x
11/ 3482-7863
www.pulsarte.com.br

Casarão da Dança (Florianópolis, SC)
Rua Hermann Blumenau, 228 – Centro
48/ 3206-4650
www.casaraodadança.com.br

Casa de Dança Tatiana Asinelli (Curitiba, PR)
Travessa João Max Rosener, 19 – Hugo Lange
41/ 3264-2356
www.casadedancacuritiba.com.br

1 comentário

  • Luiz Antonio de Almeida - 31 de janeiro de 2012

    Eu gostaria antes falar um pouco da infância da rua, como menino, eu andava com duas latas de leite amarraado num fio, como se fosse um casco de cavalo… o resto depois eu conto. Mas o sapateado dentro de mim começou por este episódio acima começado. Mas nunca eu dancei o sapateado,mas é um sonho que só entendi depois da minha maturidade, o filme dançando na chuva foi o point, qudno menino de rua, nem sabia que era sapateado, mas eu morava em Campo Grande-MT, nos ido 60/70, na rua eu pegava a chuva e cavalgava em cima das duas latas de leite, e depois do filme que aliás eu tive que fura para poder assistir.,etc, etc, mas acredito que eu sou um eterno apaixonado por essa grande “Obra de Arte”, assim eu fali Luiz Antonmio (Cuiabá-MT), servidor do INCRA/MT, já entrando para a data muito especialcom 58 anos de idade. Obrigado por esasa grande deixa de poder expressar o meu sentimento de Amor pelo ‘SAPATEADO”. Beijo Amo Voces. Ahow! Quero receber informações de voces para este aprendizado.
    Luiz Antonio.


Deixe seu comentário