23/03/2012

ABC DAS VITAMINAS: AJUDANDO A CRESCER

Vitamina D colabora com crescimento e fortalecimento ósseo

Depois de trazermos informações sobre a vitamina A, na última semana, o blog Angeloni segue na categoria dos componentes lipossolúveis e fala hoje sobre a vitamina D, também conhecida como calciferol e vitamina antiraquítica. Responsável pelo metabolismo do cálcio no organismo e, consequentemente, crescimento, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes, têm como fontes principais os óleos de fígado de peixes e a luz solar (ultravioleta).

“O sol é muito importante, principalmente para crianças e idosos, já que garante a síntese desta vitamina, que também pode estar presente em alimentos irradiados ou enriquecidos artificialmente com este intuito”, afirma Vera Lúcia Tramonte, professora e pesquisadora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os ovos, a carne, o leite e a manteiga também contêm pequenas quantidades desse composto, assim como alguns peixes de água salgada como o salmão e a sardinha.

É recomendada uma dose diária de 10 µg(micrograma)/dia, tanto para homens como para mulheres em qualquer idade. Isso corresponde a uma colher de óleo de fígado de bacalhau, por exemplo. “Assim como qualquer outro composto, seu consumo em maior ou em menor quantidade que o necessário pode ser maléfico para o organismo”, ressalta a professora. A deficiência de vitamina D pode acarretar raquitismo e osteomalácia (defeito na moneralização do osso) e seu excesso provoca deposição de cálcio nos rins, coração e artérias; crescimento deficiente em crianças, náuseas, vômitos, cansaço e lesões vasculares.

Deixe seu comentário