10/08/2017

AGRADA A GREGOS E TROIANOS

Um nova versão para a tradicional moussaka, mais delicada e aromática, que certamente vai encantar a todos. Dica: para conseguir um prato com acabamento mais bonito, coloque o purê em um saco de confeitar e distribua sobre a moussaka fazendo desenhos como ondas ou linhas sinuosas, como um glacê.

 

Moussaka vegetariana

(rende 12 porções)

 

PARA A BERINJELA

½ xíc. (chá) de azeite de oliva

2 dentes de alho

Folhas de tomilho e alecrim

5 berinjelas

Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

 

PARA O RAGU DE COGUMELOS

¼ de xíc. (chá) de azeite de oliva

1 alho-poró fatiado

1 cebola picada em cubos pequenos

1 folha de louro

1 cenoura ralada finamente

1 talo de salsão picado em cubos

200 g de cogumelos champignon frescos fatiados

200 g de cogumelos shiitake frescos picados

12 tomates maduros sem pele e sem sementes em cubos

½ xíc. (chá) de salsinha e manjericão
¼ de xíc. (chá) de vinho tinto

1 xíc. (chá) de molho de tomate

Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

 

PARA O ESPINAFRE

2 col. (sopa) de azeite de oliva

4 dentes de alho picados

2 maços de espinafre sem talo

Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

 

PARA O PURÊ DE BATATAS

500 ml de caldo de legumes

4 batatas médias sem casca cortadas em cubos

100 ml de creme de leite fresco

Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

1 pitada de noz-moscada

100 g de queijo parmesão ralado

 

PREPARANDO A BERINJELA

Coloque o alho e as ervas para aromatizar o azeite e reserve. Descasque as berinjelas e fatie finamente. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Com um pincel, espalhe o azeite aromatizado na berinjela, tempere com sal e pimenta e grelhe os dois lados até dourar. Reserve.

 

PREPARANDO O RAGU

Em uma panela grande, coloque o azeite de oliva para aquecer e refogue o alho poró, a cebola, o louro, a cenoura e o salsão até dourar. Adicione os cogumelos e os tomates, tempere com as ervas e deixe cozinhando por alguns minutos. Flambe com vinho tinto, adicione o molho  vermelho e corrija os temperos. Deixe cozinhar por alguns minutos e reserve.

 

PREPARANDO O ESPINAFRE

Em uma frigideira grande, coloque o azeite de oliva e o alho e deixe dourar. Espalhe o espinafre sobre a frigideira e salteie até murchar. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Coloque o espinafre refogado em uma peneira e deixe

 

PREPARANDO O PURÊ

Em uma panela, coloque o caldo de legumes para ferver. Quando o caldo estiver quente, adicione as batatas e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que as batatas estejam completamente macias. Adicione o creme de leite fresco e deixe cozinhar por mais 30 minutos, mexendo algumas vezes para não grudar a batata cozida no fundo da panela. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Espere esfriar por 10 minutos e bata com a ajuda de um fouet ou, se preferir, na batedeira. Reserve.

 

MONTAGEM

Preaqueça o forno a 200 °C. Regue com um fio de azeite de oliva e um pouco de molho de tomates um refratário que possa ir ao forno. Espalhe fatias de berinjelas grelhadas sobre o refratário e, na sequência, um pouco de ragu, um pouco de espinafre, berinjelas grelhadas, mais ragu e mais espinafre, deixando a última dessas camadas de berinjela. Espalhe todo o purê de batatas por cima e salpique o parmesão ralado. Leve ao forno por 20 minutos, ou até gratinar todo o parmesão.

 Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Estilo Vegetariano. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

 NoAngeloni você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário