24/02/2015

Água mineral não é tudo igual!

Tomar bastante água todos os dias não basta; questão é escolher a melhor para você com base no rótulo

Que tomar muita água mineral faz bem para o organismo você já sabe, mas será que você está tomando a água certa? Com tantas opções, como escolher a que mais se adequa ao que você quer ou precisa?

Como o próprio nome diz, a sua diferença em relação à água que usamos no cotidiano em casa é o fato de que ela contém minerais.

No processo natural, ela ganha essas propriedades quando, ainda como água da chuva, atinge o solo e vai atravessando camadas profundas dele, incorporando seus minerais. Extraída dessas fontes naturais, ela se torna uma água mineral. Também é possível obtê-la em fontes artificiais. A partir daí, de acordo com a sua composição, ela ganha diferentes propriedades medicinais.

Mas não basta ficar de olho apenas no que ela pode trazer de benefícios ao organismo. Observar a concentração de sódio e o pH também é fundamental. Ah, vale lembrar que esse tipo de bebida tem prazo de validade… veja mais abaixo:

De olho no rótulo

Minerais x benefícios ao organismo

Flúor – atua na prevenção de cáries

Magnésio – previne hipertensão

Cromo – regula taxas de açúcar no sangue

Cobre – absorve ferro na forma de hemoglobina

Manganês – auxilia o sistema reprodutivo

Zinco – ajuda o sistema imunológico

Cálcio – previne a osteoporose

Bicarbonatos – reduz o nível de acidez no estômago

Sulfato – ajuda na digestão

Fonte: Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais)

Sódio e pH

Sódio – o limite estabelecido pela Anvisa é de 600 mg/l, e ainda que esteja dentro do limite, a variação vai de 3 mg/l a mais de 100 mg/l de acordo com a marca. Como já ingerimos ao longo do dia alimentos que são fonte do mineral, vale optar pelas que têm menor índice.

pH – prefira as de pH neutro ou alcalino, entre 7 e 10.

Prazo de validade

A água ao natural não tem prazo de validade, mas engarrafada sim, especialmente por conta do tipo de embalagem e das condições em que será acondicionada. Em geral, água sem gás em garrafas de vidro dura 24 meses, em garrafa PET 12 meses e nas de polipropileto (um tipo de plástico), 6 meses.

No Angeloni você encontra tudo para cuidar da sua saúde. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário