15/08/2019

Alcatra suína com creme de limão e erva-cidreira e cuscuz marroquino

O tradicional ato de pingar limão na carne de porco mostra como esta combinação clássica é perfeita. Em nossa receita, apresentamos a carne envolta em um sedoso creme cítrico feito com limão e erva-cidreira. A carne na pressão fica macia e absorve os sabores da marinada, que depois é reduzida até formar o encorpado molho. O cuscuz marroquino que acompanha o prato tem sabor sutil, texturas interessantes e se mostra a base perfeita para absorver o gostoso molho do preparo.

INGREDIENTES

PARA A CARNE

1 peça de alcatra suína limpa (aproximadamente 1 kg)

Suco de 2 limões

1 cebola ralada

1 talo de erva-cidreira dobrado e amarrado com barbante

3 dentes de alho ralados

300 ml de cerveja de trigo

1 l de creme de leite fresco

Sal e pimenta-do-reino a gosto

PARA O CUSCUZ

350 ml de caldo de legumes

250 g de cuscuz marroquino

3 colheres (sopa) de manteiga

¼ de xícara (chá) de uvas-passas pretas

½ xícara (chá) de amêndoas laminadas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO

PREPARANDO A CARNE

Acomode a carne em um recipiente com o suco de limão, a cebola ralada, a erva-cidreira, o alho ralado e a cerveja. Deixe marinar do dia para a noite, virando às vezes, se possível. Coloque a carne e a marinada na panela de pressão. Feche e deixe cozinhar na pressão por 1 hora. Desligue o fogo e espere perder a pressão. Abra a panela, acrescente o creme de leite e deixe cozinhar até o molho espessar. Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva a alcatra fatiada com o molho.

PREPARANDO O CUSCUZ

Ferva o caldo de legumes. Coloque o cuscuz em uma tigela e despeje o caldo quente. Deixe hidratar por 10 minutos. Em fogo baixo, derreta a manteiga e nela refogue brevemente as passas e as amêndoas. Adicione o cuscuz e tempere com sal e pimenta. Sirva quente ou frio.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Sabores Intensos. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário