11/05/2012

ALIMENTAÇÃO: SE PREPARE PARA O INVERNO

Escolher os alimentos certos nesta época do ano pode trazer benefícios para sua saúde


Quando o tempo começa a esfriar e ficar mais seco, a preocupação com a pele, cabelos e doenças respiratórias aparece com mais intensidade. Porém, já parou para pensar que a alimentação certa no outono, assim como a sua forma de preparo, pode ajudar na sua saúde?  “Segundo a medicina tradicional chinesa, é nesta estação que se deve fortalecer as defesas imunológicas para preparar o corpo para o inverno”, explica Beto Barreiros, chef e empresário de Florianópolis.

A primeira dica é com relação ao modo de preparo dos alimentos, que influencia na energia dos mesmos. “Assim, deve-se cozinhar com menos água e à temperatura mais baixa, para conseguir tirar o máximo proveito de todos os nutrientes”, completa o chef. Escolher de forma correta o que comer é o próximo passo. O blog Angeloni contou com a ajuda de Beto Barreiros e reuniu alguns ingredientes que devem estar presentes nas suas refeições durante o outono para que seu corpo permaneça saudável até o fim do inverno. Confira.

. Alimentos picantes como alho, pimentas, cravo, canela e especiarias, combinados com alimentos mais suaves como o trigo, arroz, aveia, mel, lacticínios e frutas da estação.

. Alimentos ácidos como azeitonas, alho-poró, vinagre, queijo, iogurte, limão, laranja, maçãs ácidas, ameixas, uvas e picles.

. Vegetais – com folhagem e de cor branca, como a couve flor e o nabo.

. Frutos secos – amêndoas, amendoins, nozes e castanhas, simples ou torradas e em doses moderadas, uma vez que facilitam a digestão.

. Frutas – frutos silvestres como mirtilo, amora, groselha, maçãs, romãs, uvas, marmelos e figos.

. Para beber deve-se optar por bebidas amargas e fermentadas como o café, a cerveja e o vinho.

Deixe seu comentário