17/07/2015

Aposte na intensidade dos vinhos portugueses

Saiba como o país se tornou referência na produção da bebida

 

Além das lindas paisagens e da gastronomia de dar água na boca, Portugal é também reconhecido internacionalmente pela qualidade de seus vinhos. Não é para menos: seu solo abriga mais de 300 castas de uvas. O que isso significa? Aromas e sabores únicos no mundo, que provaram que o país tem muito mais a oferecer além do vinho do Porto, o Madeira e os moscatéis.

Não faltam opções, preços e tipos, já que são muitas as regiões produtoras no país, com as mais variadas graduações alcóolicas e características. Aposte neles para deixar sua noite mais agradável. Saiba mais sobre os vinhos portugueses e suas uvas:

Touriga nacional e tinta roriz

Entre as mais famosas está a touriga nacional. Da região do Douro (conhecida pela fabricação do vinho do Porto), dá origem a uma bebida muito escura, com aroma de violeta mesclado ao frutado. Foi uma das principais responsáveis por conferir ao país status de estrela na produção da bebida. Da mesma área, também é famosa a tinta roriz (conhecida na Espanha como tempranillo), que resulta em um vinho estruturado, mas macio.

Trincadeira e alicante bouschet

Região número um em produção no país, o Alentejo é conhecido pela trincadeira, marcada pela acidez com o aroma de frutas vermelhas. Também é produzida ali a alicante bouschet, de origem francesa. Com notas de cacau e azeitona e muito intensa, ela é normalmente misturada a outras.

Alfrocheiro

Do Dão saem os vinhos mais rústicos, porém não menos especiais e saborosos, de muita personalidade. Entre as uvas famosas na região estão a alfrocheiro, que equilibra acidez e açúcar e notas de flores silvestres, e a bastardo, com boa capacidade de envelhecimento.

Baga

A região vizinha, da Bairrada, é conhecida pela baga, com seu sabor intenso. De Palmela, no norte, vem a famosa Periquita, de corpo médio e aroma de frutas vermelhas.

No Angeloni você encontra os melhores rótulos portugueses para sua adega. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário