25/04/2019

Arroz integral com inspiração marroquina

O arroz marroquino oferece uma amostra dos aromas e sabores daquele país ao unir ervas e especiarias como a hortelã, a canela, o cravo-da-índia e a pimenta síria, muito utilizadas na cozinha local. O arroz integral traz nova textura ao prato, além de valorizar seu aspecto nutricional pelas fibras e vitaminas contidas em seus grãos. Finalizam esta delícia amêndoas laminadas e pinolis tostados, que embelezam o conjunto e conferem crocância.

Dica: o arroz integral não deve ser refogado. Ao contrário do arroz branco, que precisa ser selado, o arroz integral já possui uma casca. Refogá-lo prolonga seu tempo de cozimento

INGREDIENTES

PARA O ARROZ

1 peito de frango

3 xícaras (chá) de água

1 cebola roxa grande picada

4 dentes de alho picados

1 canela em pau

5 cravos-da-índia

1 maço de hortelã (só as folhas)

1 xícara (chá) de arroz integral

2 colheres (sopa) de

óleo de gergelim torrado

1 colher (sopa) de pimenta síria

Sal a gosto

½ xícara (chá) de amêndoas laminadas

2 colheres (sopa) de pinoli

Coalhada seca e pão

sírio tostado para servir

Azeite de oliva extravirgem para servir

PARA AS CEBOLAS CARAMELIZADAS

3 cebolas grandes cortadas em fatias uniformes

1 colher (sopa) de manteiga

¼ de xícara (chá) de açúcar

Sal e pimenta a gosto

PREPARO

PREPARANDO O ARROZ

Em uma panela grande, coloque o peito de frango, a água, a cebola, o alho, a canela, o cravo e metade das folhas de hortelã. Cozinhe em panela tampada por cerca de 20 minutos ou até o frango estar completamente cozido. Retire o frango da panela e deixe esfriar. Retire as folhas de hortelã da panela com uma escumadeira. Despeje o arroz na panela e cozinhe até ficar macio. Se precisar, coloque um pouco mais de água. Enquanto isso, desfie o frango. Quando o arroz estiver pronto, acrescente o frango desfiado, o óleo de gergelim, a pimenta síria e sal a gosto. Doure as amêndoas e pinolis em uma frigideira seca. Salpique sobre o arroz juntamente com a cebola caramelizada. Sirva com coalhada, pão sírio torrado e o restante das folhas de hortelã. Regue com azeite logo antes de servir.

PREPARANDO AS CEBOLAS

Coloque todos os ingredientes em uma frigideira e refogue em fogo alto até dourar e caramelizar. Ajuste o tempero e sirva sobre o arroz.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. O Trivial que Surpreende. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário