17/01/2017

BANANA EM VERSÃO SALGADA

Apreciada (e muito!) em sobremesas, a fruta também vem conquistando os paladares em receitas salgadas 

Saborosa, nutritiva e vendida o ano inteiro a preços acessíveis, a banana é a fruta número 1 na mesa e lancheira dos brasileiros. Ao natural, em saladas de frutas, doces e sorvetes, ela dá um up em qualquer sobremesa.

Com tantas qualidades e variedades, é claro que a banana não deixaria também de fazer bonito em receitas salgadas. Para adicionar esse gostinho doce e inconfundível aos pratos do seu jantar e almoço ou no petisco da reunião com amigos, a gente sugere algumas receitas e ainda dá dicas sobre alguns tipos de banana:

BANANA-NANICA

Rica em fibras e vitaminas, a banana-nanica também é chamada de banana d’água. De “nanica”, ela não tem nada, pois chega a medir 20 cm. Ela é perfeita para assar ou fritar à milanesa.

FAROFA DE BANANA-NANICA E BACON

Ingredientes

6 bananas-nanicas maduras e cortadas em rodelas

150g de bacon picado

1 cebola grande picada

1 xícara (chá) de farinha de mandioca

1 ½ xícara (chá) de farinha de milho

½ xícara (chá) de uvas-passas pretas

½ xícara (chá) de uvas-passas brancas

2 pimentas dedo-de-moça cortadas ao meio

2 colheres (sopa) de manteiga

Sal a gosto

Salsinha para polvilhar

Preparo

Frite o bacon na manteiga, começar a ficar douradinho. Adicione a cebola e refogue até ela ficar transparente. Junte a banana delicadamente para não desmanchar. Coloque a farinha de mandioca e mexa. A seguir a farinha de milho e deixe dourar. Ponha sal a gosto, as uvas-passas, as pimentas e polvilhe a salsinha.

BANANA-PRATA

Tem polpa firme, não é muito doce e é a mais durável das bananas. Fonte de potássio, pouco calórica e altamente energética, é a preferida dos atletas. Fica irresistível quando frita ou empanada.

BANANA-PRATA COM PRESUNTO E QUEIJO

Ingredientes

8 bananas-prata cortadas (no sentido do comprimento) em 3 fatias

Aproximadamente 20 fatias de presunto parma

200g de queijo parmesão ralado em ralador grosso

2 colheres (sopa) de manteiga

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Ciboulette cortada em rodelinhas médias para polvilhar

Preparo

Frite aos poucos e delicadamente as bananas, sem desmanchá-las, em uma colher de manteiga. Cubra com o sal e pimenta a gosto. Em um refratário untado com uma colher de manteiga, coloque as bananas fritas, por cima delas o presunto e depois o queijo. Leve ao forno, preaquecido, e deixe o queijo derreter. Retire do forno e polvilhe com ciboulette.

BANANA-DA-TERRA

É a mais longa de todas e com mais quantidade de vitaminas A e C. Por ser de difícil digestão, não deve ser consumida crua. Em compensação, é ótima cozida, frita, assada ou em purês que acompanham peixes.

 

CHIPS DE BANANA-DA-TERRA

Ingredientes

6 bananas-da-terra verdes e cortadas em rodelas bem finas

2 litros de óleo de milho para fritar

Sal a gosto

Preparo

Frite as rodelas de banana em óleo bem quente. Retire-as quando ficarem douradas e deixe em papel absorvente até secar todo o óleo. Tempere com sal. Excelente petisco para acompanhar uma cerveja bem gelada.

BANANA-OURO

É a menor de todas e a mais doce. Além de dar sensação de saciedade, atua na produção de serotonina que ajuda a relaxar. Surpreende o paladar quando usada como recheio de salgados, do tipo coxinhas, empadas e pastéis.

 

CROQUETE DE BANANA-OURO

Ingredientes

10 bananas-ouro maduras e cortadas em pedaços grossos

3 ovos

3 xícaras (chá) de farinha de rosca

2 e ½ xícaras (chá) de queijo parmesão ralado

Pitada de sal

Pitada de pimenta-do-reino

Óleo de milho o suficiente para fritar

Preparo

Misture bem a farinha de rosca com o queijo e reserve. Bata os ovos com uma pitada de sal e de pimenta. Mergulhe as bananas nos ovos batidos. Retire e passe na mistura da farinha de rosca com o queijo. Frite em óleo quente. Retire e deixe em papel absorvente até secar todo o óleo.

 

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para as suas receitas.

Deixe seu comentário