27/08/2015

Barquinho de Alface com carne moída – Por Bela Gil

A carne é uma aliada na sua dieta.

Acredito que todo tipo de comida produzida em harmonia com a natureza e consumida com consciência tem valor e lugar na dieta. Digo isso porque fui vegetariana por alguns anos, mas, quando comecei a amamentar minha filha, senti a necessidade de consumir proteína animal e não quis negligenciar o pedido
do meu corpo. Hoje como carne com pouca frequência, pois sei que o consumo excessivo traz prejuízos para a saúde e o ambiente. Mas não precisamos eliminar a carne da dieta, e sim aprender a valorizá-la. Fazemos isso comprando carnes de qualidade, de gado que come capim e vive no pasto, e aprendendo a explorar o sabor, usando-a como tempero e não como prato principal. O barquinho de alface com carne moída é um grande aliado para diminuir o consumo de carne e aumentar o de vegetais. Além de saborosa, a receita cai bem como entrada ou acompanhamento de pratos com vegetais ou grãos. A carne é supernutritiva, rica em proteína e minerais. Tudo na medida certa!

Barquinho de alface com carne moída

(porção para 5 pessoas)

Barquinho de alface com carne moída

Ingredientes

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 colher (sopa) de gengibre picado

1 colher (sopa) de óleo de gergelim

250 g de carne moída orgânica

2 cenouras raladas

10 vagens cortadas na diagonal

2 colheres (sopa) de shoyu

¼ de copo de semente de abóbora

½ maço de alface americana ou lisa

Modo de preparo

Refogue o alho, a cebola e o gengibre em óleo de gergelim até ficarem macios e aromáticos (30 segundos). Adicione a carne e refogue até ela pegar cor. Adicione a cenoura e a vagem, mexa bem e acrescente o shoyu. Refogue por 5 minutos com a panela tampada em fogo médio. Quando a carne e os legumes estiverem cozidos, adicione a semente de abóbora e misture.

Montagem

Lave bem a alface, folha por folha. Seque com a ajuda de um pano, com cuidado para não quebrar as folhas. Coloque duas colheres da carne dentro de cada “barquinho de alface”. Sirva com o molho de shoyu.

Reportagem publicada na revista Gastronomia ed. 20 – especial Carnes. Fotografia: Rogério Voltan/Culinarista: Janaina Resende/Produção: Camile Comandini. Você acessa a versão completa aqui. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs Android.

No Angeloni você encontra tudo o que precisa para deixar suas refeições mais saborosas. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário