18/05/2017

BATATA VERSÁTIL

A batata-doce assada com cobertura de tomate e queijo pode ser uma refeição completa ou um ótimo acompanhamento

As baked potatoes, ou batatas assadas, fazem o maior sucesso com suas coberturas cremosas e tentadoras nas praças de alimentação. Esta versão com batata-doce, um vegetal muito nutritivo e com o dobro de fibras da batata inglesa, tem alto teor de cálcio e é boa fonte de vitaminas. Seu sabor levemente adocicado, que contrasta perfeitamente com o salgado do queijo emmental e com a acidez do tomate, com certeza vai encantar a todos. Só não se esqueça de consumir a casca, já que é nela que se encontra a grande parte dos nutrientes.

Dica: As batatas-doces podem ser preparadas no micro-ondas. Basta furar toda a casca com um garfo e assar em potência máxima por aproximadamente 12 minutos, virando-as de lado na metade do tempo

Baked potato de batata-doce com tomate e queijo emmental

(Rende 2 porções)

INGREDIENTES

2 batatas-doces médias

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de tomate pelado picado

100 g de queijo emmental ralado

PREPARO

Preaqueça o forno a 200 °C. Lave as batatas com casca e cozinhe-as no vapor até ficarem pré-cozidas. Forre uma assadeira com papel-alumínio, faça um corte no centro das batatas, regue com azeite e tempere com sal e pimenta. Salpique o alho. Asse por 10 minutos, até que as batatas estejam douradas. Retire do forno, coloque o tomate pelado no centro da batata, onde foi feito o corte, espalhe o queijo emmental ralado e asse por mais 5 minutos, até o queijo derreter por completo. Sirva a seguir. Pode acompanhar uma salada de folhas verdes.

Receita publicada na revista Gastronomia – edição Carboidratos do Bem. Fotos: Rogério Voltan/Produção: Camile Comandini/Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário