25/05/2018

Bem acompanhado

Nesta receita, unimos a carne ao acompanhamento; o resultado é um prato completo, com grande apelo visual e de dar água na boca

O cuscuz marroquino, constituído basicamente de sêmola de trigo, surgiu no norte da África, o que explica suas combinações com carne de carneiro e o uso de especiarias, ingredientes típicos da região. É um prato fácil de ser preparado, adotado também em receitas frias, como saladas. Aqui, ele ganha a companhia do cordeiro, cozido na pressão e desfiado. Por ser uma base neutra, o cuscuz recebe ainda a adição de frutas secas, que conferem cores, sabores e texturas que darão um toque ainda mais saboroso na finalização do prato.

Cuscuz marroquino  com cordeiro desfiado

(Rende 6 porções)

PARA O CORDEIRO

1 paleta de cordeiro desossada de cerca de 1 kg

1 cebola picada

1 cenoura picada

1 colher (chá) de cravo-da-índia

1 colher (sopa) de canela em pó

2 canelas em pau

6 folhas de louro

750 ml de vinho tinto seco

Sal a gosto

PARA O CUSCUZ

350 ml de caldo de legumes

250 g de cuscuz marroquino

2 colheres (sopa) de manteiga

½ xícara (chá) de pistache  sem casca

½ xícara (chá)  de damascos picados

¼ de xícara (chá)  de uva-passa preta

Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARANDO O CORDEIRO

Em um recipiente fundo, acomode a paleta e a cebola, a cenoura, os temperos (exceto o sal) e o vinho. Deixe marinar por até 12h. Leve a carne e a marinada para cozinhar em panela de pressão por 1h. Desfie e tempere com sal.
PREPARANDO O CUSCUZ

Ferva o caldo de legumes. Coloque o cuscuz em uma tigela e despeje sobre ele o caldo quente. Deixe hidratar por 10 minutos. Reserve. Em fogo baixo (160 °C), derreta a manteiga e refogue brevemente o pistache, os damascos e a uva-passa. Misture o refogado e o cordeiro desfiado com o cuscuz e tempere com sal e pimenta a gosto. Pode ser servido quente ou frio.

Deixe seu comentário