20/02/2012

BEM TEMPERADO

Condimentos naturais trazem mais saúde e sabor à comida

A maioria das pessoas adora uma comida bem temperada. O problema é que nem sempre as escolhas dos ingredientes que dão mais sabor aos pratos são corretas: muitas vezes são utilizados temperos industrializados que contém alto teor de sódio, gordura e aditivos químicos que trazem prejuízos à saúde.

“Ao optarmos pelos condimentos naturais no preparo dos alimentos, aprimoramos seu sabor e, ainda, adicionamos substâncias nutritivas (presentes nos condimentos) importantes para nosso organismo”, afirma a nutricionista Bruna Murta. Além disso, os temperos são ricos em substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce e doenças crônicas como câncer, cardiovasculares e diabetes.

Os temperos naturais podem e devem ser utilizados à vontade, para dar um gostinho especial aos pratos. Conheça os benefícios de alguns condimentos:

Cebola: fonte de quercetina, de ação antioxidante, além de ser antimicrobiana.

Alho: fonte de alicina e aliina, antioxidantes que previnem contra alguns tipos de câncer, principalmente o de estômago. Fortalece o sistema imunológico, possui atividade antibacteriana, antiviral e antifúngica.

Orégano: possui ação antibacteriana, antibiótica, analgésico, antifúngico e sedativo. Auxilia no tratamento e controle de micoses.

Hortelã: auxilia na produção de enzimas digestivas.

Alecrim: é estimulante, digestivo, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo.

Açafrão ou cúrcuma: fonte de curcumina, potente preventivo contra o câncer. Tem ação antiinflamatória.

Gengibre: tem ação antiinflamatória, combate infecções, auxilia no emagrecimento, alivia enjôos e reduz a produção de gases intestinais.

Salsa: é digestiva, diurética e melhora o funcionamento do fígado e do baço.

Canela: ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, além de ser antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana.

Louro: quando adicionada ao feijão, ajuda a reduzir a formação de gases. É digestivo, e ajuda a melhorar problemas no fígado e estômago.

Dica: na rede Angeloni você encontra uma grande variedade de ervas e temperos que deixam  sua comida ainda mais saborosa e ainda ajudam na saúde de sua família. Procure a loja mais perto de você!


Deixe seu comentário