11/07/2019

Bifum à moda de Singapura com curry e camarões

Bifum é um macarrão de arroz fino que pode ser utilizado frito, cozido em sopas ou frio, em saladas. Seu preparo requer uma prévia hidratação em água, que deixa seus fios maleáveis. A receita de bifum à Singapura apresenta variações que podem incluir carne de porco, frango e ovos, mas dois ingredientes são indispensáveis: o curry e os camarões. Apresentamos a versão básica para que você possa recriar este prato em casa com praticidade.

INGREDIENTES

400 g de bifum

2 colheres (sopa) de óleo de gergelim

1 cebola roxa fatiada

2 colheres (sopa) de molho de soja

2 colheres (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de leite de coco

2 e ½ colheres (sopa) de curry

200 g de camarões grandes

Sal a gosto

½ maço de cebolinha picada

Pimenta dedo-de-moça picada a gosto

PREPARO

Ferva 600 ml de água. Despeje a água sobre o bifum, aguarde cerca de 2 minutos para hidratar, escorra, passe em água fria e mantenha em geladeira. Em uma panela, aqueça o óleo de gergelim e junte a cebola fatiada. Quando estiver macia, adicione o molho de soja, o açúcar, o leite de coco e o curry. Mexa bem e junte os camarões, deixando cozinhar por cerca de 4 minutos. Adicione o bifum à panela, ajuste o sal se necessário e sirva em seguida, salpicado com a cebolinha e a pimenta picada.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Longe do Lugar Comum. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário