20/12/2019

Bolo de chocolate com farinha de aveia

A farinha de aveia é um clássico nos cafés da manhã, seja acompanhando uma salada de frutas, um iogurte com mel ou uma vitamina. Funcional, ela ajuda a diminuir a absorção de gordura pelo organismo. Mas ela também pode ser usada em pratos mais elaborados, como tortas, crepes e até um irresistível bolo de chocolate. A massa de farinha de aveia leva cacau em pó, manteiga e açúcar mascavo, mas o grande diferencial deste preparo são os pedaços de chocolate amargo, que enriquecem a massa e trazem um sabor mais concentrado do chocolate.

Ingredientes
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de cacau em pó
¾ de (xícara) de farinha de aveia
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de chocolate amargo em pedaços
Raspas de chocolate para decorar

Preparo
Em uma tigela, misture com um batedor os ingredientes na ordem em que estão listados. Unte uma forma de bolo inglês e despeje a massa, deixando a altura uniforme. Asse em forno preaquecido em temperatura média (180 °C) por cerca de 20 minutos, ou até a massa firmar. Espere esfriar para desenformar e adicionar as raspas de chocolate.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – O Trivial que Surpreende (edição 42). Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário