23/08/2018

BOLO DE REQUINTE

O bolo de frutas com massa densa e escura ganha uma cobertura de merengue que lhe garante uma bela apresentação

Esta receita tem sua origem no bolo de frutas inglês, feito com vinho do Porto ou rum. Aqui a receita acabou sofrendo algumas adaptações, como a substituição da massa branca pela escura, ocasionada pelo uso de ameixa seca no lugar da cereja, mas o uso do vinho foi mantido. Sua aparência alva marcada pela cobertura do merengue com frutas cristalizadas dá um toque especial à apresentação.

+Dica: o vinho do Porto pode ser substituído por outros vinhos doces, como o Moscatel, ou ainda vinhos de sobremesa late harvest (colheita tardia)

Bolo de frutas com vinho do Porto

(Rende 1 bolo)

PARA O BOLO:

200 g de uvas-passas sem caroço

¾ de xícara (chá) de vinho do Porto

500 g de manteiga

500 g de açúcar mascavo

5 ovos (gemas e claras separadas)

500 g de farinha de trigo

½ colher (sopa) de fermento em pó

50 g de cacau em pó

½ colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de leite

100 g de ameixa seca

150 g de frutas cristalizadas

150 g de castanhas de caju torradas e moídas

Frutas cristalizadas para decorar

PARA O MERENGUE SUÍÇO

1 xícara (chá) de claras de ovos

1 xícara (chá) de açúcar

PREPARANDO O BOLO

Hidrate as uvas-passas no vinho por no mínimo 30 minutos. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Acrescente as gemas uma a uma. Em seguida, junte os ingredientes secos em pó peneirados, alternando com a adição do leite. Acrescente a mistura de vinho e uvas-passas, as frutas secas e as castanhas. Misture bem. Bata as claras em neve e misture à massa. Despeje a massa em uma forma untada e asse em forno preaquecido por cerca de 40 minutos, ou até estar assado no centro. Espere esfriar antes de decorar com o merengue.

PREPARANDO O MERENGUE

Em banho-maria, misture as claras e o açúcar até o açúcar derreter. Retire do banho-maria e leve à batedeira. Bata até obter um creme fofo. Utilize para cobrir o bolo. Caso não use na hora, mantenha-o em geladeira.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Adega na Panela. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário