12/10/2017

BOLO ESPECIAL PARA ESTE DIA DAS CRIANÇAS

Os bolos no potinho fazem o maior sucesso. Decorando a mesa ou distribuídos como lembrancinhas, garantem a alegria da festa 

Hoje vai ter bolo especial para festejar o Dia das Crianças em grande estilo! Além do apelo tentador de suas sedutoras camadas de chocolate, o bolo no pote surpreende pelo  contraste da massa leve com a cremosidade do brigadeiro de colher e o crocante do praliné de castanha de caju. É importante não pressionar demais as camadas durante a montagem nem exagerar nas quantidades para permitir uma colherada gulosa, com todos os ingredientes.

A chef Carole Crema, que assina a receita, dá uma sugestão para servir o bolo: “Aqueça o potinho e sirva com uma bola de sorvete por cima. Fica muito gostoso”. Carole também indica algumas trocas: para crianças, o crocante pode ser substituído por granulado comum. Se for para adultos, use cacau puro no brigadeiro. Na montagem, abuse da imaginação: taças e copos também são ótimos recipientes.

 

Bolo praliné no pote
(rende 8 potinhos )

 

Ingredientes

Para o bolo

200 g de manteiga

220 g de açúcar refinado

3 ovos

110 g de chocolate em pó

180 g de farinha de trigo

1 pitada de sal

200 ml de leite

1 colher (chá) de

essência de baunilha

1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Para o brigadeiro de colher

400 g de leite condensado

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de creme de leite

 

Para o crocante

200 g de açúcar

50 g de castanha de caju sem sal

 

Preparando o bolo

Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Junte os ovos, um a um, mexendo. Ainda na batedeira, acrescente os demais ingredientes, alternando secos e líquidos. Ao final, incorpore o fermento. Coloque a mistura em uma forma retangular (20×30 cm) untada e leve para assar em forno preaquecido a 190 oC até que a massa esteja levemente dourada. Quando o bolo estiver frio, corte discos no diâmetro do pote com um cortador e reserve.

 

Preparando o brigadeiro de colher

Coloque todos os ingredientes, exceto o creme de leite, na panela e cozinhe mexendo até desgrudar do fundo. Quando atingir o ponto, desligue o fogo, adicione o creme de leite e mexa vigorosamente até quase esfriar. Reserve.

 

Preparando o crocante

Coloque o açúcar em uma panela e cozinhe até o ponto de caramelo, não deixe escurecer demais. Quando atingir a cor, junte as castanhas trituradas e misture bem. Despeje o caramelo em uma assadeira untada com óleo ou manteiga e espere esfriar. Corte e quebre em pedacinhos. Reserve.

 

Montagem

No pote, coloque em camadas bolo, brigadeiro e crocante e alterne até a superfície. Finalize com o crocante.

 

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Irresistível Chocolate. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Janaina Resende / texto: Marcelo Katsuki. 

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário