26/07/2018

CANUDINHO RECHEADO

O cannoli é um doce de massa crocante que vem recheado com um creme sedoso, combinação que agrada pela riqueza de texturas e sabores

O cannoli é um dos doces italianos mais conhecidos e apreciados no mundo. Obra da pasticceria siciliana, a versão clássica é uma massinha frita em formato de tubo, o cannolo, recheado com um preparo à base de ricota com frutas cristalizadas e castanhas. O pistache utilizado na finalização vem do norte de Palermo. Com a popularização do cannoli pelo mundo, vieram também diversas opções de recheio. Escolha a que mais agrada e buon appetito!

Cannoli siciliano

(Rende 8 unidades)

PARA A MASSA

1 kg de farinha de trigo

2 col. (sopa) de banha de porco

3 ovos

50 g de açúcar granulado

½ xíc. (chá) de vinho Marsala seco

Óleo para fritar

PARA O RECHEIO

500 g de ricota

250 g de açúcar

Gotas de chocolate meio amargo

½ xíc. (chá) de pistache picado

PREPARANDO A MASSA

Em uma batedeira, coloque a farinha e a banha de porco e bata até ficar homogêneo. Acrescente os ovos e o açúcar e bata novamente. Despeje o vinho aos poucos, até obter uma massa maleável. Cubra a massa e deixe descansar por 40 minutos. Abra sobre uma superfície enfarinhada

e corte em quadrados pequenos. Enrole nos cilindros de metal próprios para cannoli e frite em óleo bem quente até dourar. Reserve. Armazene em potes hermeticamente fechados.

PREPARANDO O RECHEIO

Esfarele a ricota até obter pedaços bem pequenos. Junte o açúcar e misture bem. Acrescente o chocolate à mistura. Recheie os cannolis com essa mistura e finalize com o pistache picado nas pontas.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Laticínios. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Cláudia Pixu/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário