13/09/2016

CARBOIDRATOS DO BEM

Presenças constantes nos cardápios de atletas e musas fitness, a batata-doce, a mandioca, o cará e o inhame são alimentos que dão aquele pique e ainda ajudam a emagrecer

Até um tempo atrás a seção de tubérculos nos supermercados passava quase sempre batida. Hoje é preciso até fazer fila para garantir a batata-doce, a mandioca, o cará e o inhame no carrinho. Afinal, o que fez esses alimentos caírem no gosto popular, principalmente de atletas, adeptos da malhação e musas fitness?

A explicação para esse fama súbita pode começar pelo fato desses vegetais serem considerados carboidratos do “bem”. Responsáveis por abastecer o organismo de energia, os carboidratos ajudam a preservar a massa muscular, fornecem força e vigor para o cérebro e, portanto, não devem jamais ser excluídos da alimentação diária. Porém, diferente de outros tubérculos, como a batata, esse quarteto apresenta um baixo índice glicêmico (IG). Trocando em miúdos, eles liberam a glicose de forma lenta e gradual, promovendo, assim, uma maior e mais prolongada sensação de saciedade. Outro ponto importante é que esse processo evita que a glicose fique armazenada no corpo em forma de gordura.

Por isso, os nutricionistas vêm aconselhando a inclusão desses alimentos no cardápio de 2 a 3 vezes por semana. A recomendação é que eles cheguem ao prato preferencialmente cozidos no vapor, assados ou em forma de purês ou sopas,  nunca fritos. Vez ou outra, a batata-doce, o cará, o inhame e a mandioca podem substituir o arroz, o macarrão ou pãozinho do café da manhã.  Consumidos uma hora ou duas antes das atividades físicas, eles asseguram mais energia.

Entenda os benefícios de cada um deles:
Batata-doce: considerada o alimento dos atletas, fornece energia de modo equilibrado. Age também como antioxidante que retarda o envelhecimento precoce.

Inhame: rico em nutrientes essenciais, é altamente recomendado para quem está de dieta. Possui um fito-hormônio capaz de reduzir gordura corporal.

Mandioca (ou aipim): isenta de glúten, tem altas taxas de proteínas, o que a torna perfeita para quem faz musculação. Ajuda ainda a reduzir os efeitos do estresse.

Cará: rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no processo digestivo. Tem uma composição muito parecida com a do inhame.

No Angeloni você encontra tudo que precisa para se alimentar de maneira saudável. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário