21/02/2017

CARNE EM UMA DIETA SAUDÁVEL

Entre os vários cortes de carne bovina, suína e de frango, existem aqueles que são pouco calóricos, saudáveis, saborosos e que podem  fazer parte da nossa alimentação diária

Que consumir proteínas é importante para uma alimentação equilibrada, a gente já sabe. De um modo geral, para muito além dos peixes, todo tipo de carne, seja vermelha, suína ou de frango, é rica em proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, nem todos os cortes são considerados necessariamente saudáveis, e muitos deles são mais calóricos e ricos em gordura saturada. Portanto, para quem quer ter uma dieta ainda mais saudável ou até perder alguns quilinhos, a melhor alternativa é optar por cortes de carnes mais magros e, óbvio, consumi-los com moderação.

Entre os vários cortes, fizemos uma seleção daqueles que são menos calóricos e boas fonte de energia, sem deixar de serem saborosos e que vão bem em vários tipos de preparos. Confira:

CARNE BOVINA

Patinho

Versátil, é perfeito cozido, assado ou grelhado. Quando moído, enriquece molhos e recheios, e é ótimo para fazer bolinhos e hambúrgueres.

Alcatra

Bastante macia, já faz parte da lista de quem quer ter músculos saudáveis. Está sempre presente em churrascos, bifes, sopas e picadinhos.

Filé mignon

A maciez, a textura e o sabor desse corte lhe renderam a fama de nobre. Delicado, deve sempre ter um cozimento rápido para não ficar ressecado ou desmanchando. Fica perfeito em estrogonofes, rosbifes ou mesmo como bife.

 

CARNE SUÍNA

Lombo

Uma das partes mais magras da carne suína, fica excelente quando assado no forno, na brasa, na panela e ainda pode ser servido em bifes com fatias de abacaxi ou recheado com frutas secas.

Filé mignon

Carne bastante macia, delicada e com poucas gorduras. Para que ele não resseque, o ideal é sempre prepará-lo em panelas de pressão ou em assadeiras cobertas por papel-alumínio. Fica irresistível cortado em medalhões, assados no forno ou na frigideira com pouco azeite. Outra sugestão é estrogonofe de filé mignon suíno.

Carré

É o corte da parte inferior do lombo do porco que abrange a costela. De preparo rápido, pode ser assado no forno, sempre coberto com papel-alumínio, para não ficar ressecado. O carré é famoso por sua textura, maciez e sabor. Além de assado, pode ser grelhado, preparado na panela de pressão e em cozidos.

 

CARNE DE FRANGO

Peito

Superfácil de preparar e tão versátil que dá para comer todo dia sem enjoar. Ele pode ser assado, cozido, grelhado ou servido em bifes. Para variar, experimente um enroladinho recheado com ricota ou como frango xadrez.


Coxa

Cada 100 gramas de coxa de frango assada tem apenas 112 calorias, e cozida, 109. Para que fique mais saudável, é recomendável retirar a pele. Entre as várias formas de preparo, as mais comuns (e deliciosas) são as assadas no forno ou na brasa, cozida com milho à moda caipira ou guisada com cenouras e pimentões verdes.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para as suas receitas. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário