18/11/2011

Ceias borbulhantes

A escolha certa dos espumantes para as festas de final de ano.

Ceias de final de ano combinam perfeitamente com champagne e espumantes, certo? O difícil é saber qual escolher para cada tipo de evento. Por isso, convidamos Arthur Azevedo, diretor da Associação Brasileira de Sommeliers e consultor exclusivo da Angeloni, para dar as melhores dicas e ajudar você nessa escolha.

Muito interessantes nesta época do ano, os espumantes têm lugar garantido nas ceias de natal e réveillon, especialmente os mais frutados e florais por serem mais leves. Nossas sugestões:

Espumante Espanhol Cava El Miracle Brut – elaborado com as uvas Macabeo e Chardonnay;

Espumante Italiano Azienda Agrícola Castelvetro Brut - elaborado com a uva Pignoletto;

Espumante Sul Africano Pongracz Desiderius Brut - elaborado com as uvas Chardonnay e Pinot noir.

Para as sobremesas, vá de Espumante Italiano Asti San Silvestro doce, elaborado com uva Moscato, ótimo para harmonizar com panetone de frutas ou frutas cítricas como o morango.

Os espumantes de Champagne também fazem grande sucesso nessa época. Escolha certeira é o Francês Moutard Cuvée 6 Cépages Brut, o único Champagne do mundo elaborado com seis tipos de uvas (Pinot Noir, Chardonnay, Pinot Meunier, Arbane, Petit Meslier e Pinot Blanc). Esse Champagne conquistou 90 pontos do maior critico no mundo dos vinhos (Robert Parker) e está mencionado no livro 1001 vinhos para beber antes de morrer.

Se ainda está na dúvida, Renata Tremea, Coordenadora da Área Técnica de Gastronomia do SENAC de Florianópolis, completa que os espumantes rosés são uma boa pedida e os Brut, que contém menos de 15 gramas de açúcar por litro, combinam com qualquer hora e refeição.

Combinando espumantes com pratos

Para combinar melhor o prato e a bebida, veja recomendações:

- Peixes e frutos do mar são quase sempre bons parceiros dos espumantes. No caso das carnes vermelhas, melhor não arriscar.

- Pratos com alto teor de gordura, como as frituras, também casam bem com esse tipo de bebida.

- Para a sobremesa, aposte em exemplares doces como os espumantes feitos a partir da uva Moscatel.

Escolha o que mais combina com você em uma de nossas lojas!

Mas lembre-se: aprecie com moderação e, se beber, não dirija.

Deixe seu comentário