29/11/2011

CERVEJA EM HARMONIA

O universo da cerveja é tão extenso quanto o do vinho. Veja como a bebida pode ser harmonizada com diferentes pratos.

Embora a cerveja seja a paixão nacional, poucos brasileiros sabem como combiná-la com aperitivos e pratos preferidos. Se antes ela era coadjuvante, agora ela divide o papel principal com iguarias internacionais.

Conversamos com o beersommelier Fabiano Belluci, do bar FrangÓ, em São Paulo, e ele diz que não há uma regra exata para harmonização de cervejas e pratos, porém podemos fazer harmonização por duas escolhas: semelhança (onde o prato e a cerveja se assemelham) ou por contraste (quando o prato tem características diferentes da cerveja), agora só resta saber quais cervejas combinam com quais pratos, não é mesmo? Então aí vão algumas dicas:

  • A regra é simples: cervejas encorpadas pedem um prato mais encorpado e cervejas mais leves, pratos leves.

  • Pratos leves, como comida japonesa e saladas, acompanham muito bem cervejas do estilo Pilsen – como as cervejas Becker’s e Brahma – e Weissbier – como a Paulaner, a Erdinger e a Sankt Gallen.
  • Cervejas de estilo Porter – a Zehn Bier – ou Stout – a Baden Baden, a Bierland e a Guinness – harmonizam muito bem com sobremesas à base de chocolate.

 

Para refrescar-se no verão, ele indica que as melhores cervejas são a Pilsen e as cervejas de trigo, como as alemãs Weissbier. Entre as ótimas marcas que são novidades no mercado, ele cita a Colorado, fabricada em Ribeirão Preto, uma cidade com antiga tradição cervejeira.

Está pensando em reunir os amigos cervejeiros para um jantar descontraído? A rede Angeloni é especialista em cervejas, lá você poderá encontrar essas e uma infinidade de outras marcas à sua disposição. São mais de 100 tipos, incluindo estilos e marcas. Agora, é só seguir nossas dicas: escolher o prato e harmonizar com a cerveja.

2 comentários

  • Carlos Henrique Pereira - 29 de novembro de 2011

    Fiz um prato com iscas de peixe e batata inglesa cozida e ficou ótimo com cervejas (Pale Ale) a deliciosa “Thwaites Wainwright”, “Eisenbahn Pale Ale”. Com a (vienna lager) “brooklyn lager” também fica bom.


  • Angeloni - 13 de janeiro de 2012

    Que bom que o prato deu certo e as cervejas harmonizaram bem! Agradecemos os comentários.


Deixe seu comentário