27/02/2019

COSTELA DESFIADA NO PÃO DE QUEIJO DE CANASTRA

INGREDIENTES

PARA A COSTELA

1 kg de costela de boi Angus, com osso

2 colheres (sopa) de azeite

1 lata de tomate pelado

4 dentes de alho

3 folhas de louro

1 pimenta dedo-de-moça picada, sem sementes

400 ml de caldo de carne

Sal a gosto

PARA O PÃO DE QUEIJO

100 ml de óleo vegetal

50 ml de azeite

200 ml de leite integral

Sal a gosto

500 g de polvilho doce

3 a 4 ovos

3 xícaras (chá) de queijo Canastra ou minas padrão (curado) ralado

PREPARANDO A COSTELA

Coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão e cozinhe por cerca de 40 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Retire os pedaços de carne, desfie e retorne ao molho na panela. Deixe a carne desfiada ferver na panela destampada até obter um molho espesso e ajuste o sal. Deixe esfriar um pouco e sirva como recheio.

PREPARANDO O PÃO DE QUEIJO

Em uma panela, coloque o óleo, o azeite, o leite e o sal e deixe levantar fervura. Desligue e despeje sobre o polvilho ainda quente, mexendo com uma colher. Quando estiver morno e for possível mexer a massa com as mãos, adicione os 3 ovos, um de cada vez. Junte o queijo e verifique a textura. Se a massa estiver muito firme, acrescente outro ovo, até ela ficar macia o suficiente para ser moldada. Forme bolinhas de pão de queijo do tamanho desejado e deixe 10 minutos na geladeira antes de assar. Asse em forno preaquecido em temperatura média (200 °C) até dourar.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Carnes para Celebrar. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário