27/02/2015

Croácia: a surpresa do Adriático

Deliciosas receitas à base de frutos do mar são as prediletas no verão deste país

A Croácia é uma das mais jovens nações da Europa. Só virou um país independente em 1991, com o desmembramento da Iugoslávia. No passado, foi um território ocupado por romanos, gregos, turcos e austro-húngaros. O resultado é uma gastronomia que mistura todas essas influências. E que surpreende.

Em um dos trechos mais lindos do litoral europeu, a culinária é leve e privilegia o frescor dos ingredientes. Nas lindas praias de águas cristalinas e nas 1.200 ilhas que pontuam o mar Adriático, os frutos do mar são a base da dieta. Mais ao norte, perto da Eslovênia e da Itália, a província da Ístria é um paraíso gourmet. Lá são produzidas as famosas trufas negras croatas, os azeites extravirgens e os vinhos tintos elaborados com as uvas da cepa Malvasija.

Ao sul da Ístria começa a Dalmácia, meca do turismo. Nos bares de Split, enquanto bebem cerveja ou vinho branco com água mineral, os croatas beliscam torradinhas com ajvar, um relish de pimentão com alho de origem sérvia.

Perto de Split, na praia de Brela –uma das mais bonitas da Europa–, a paulistana Ana Calderaro administra uma pousada, a Abuela’s Ghesthouse. Ela conta que um dos pratos prediletos de seu marido, o croata Branimir Santek, é a salada de polvo, prato que evidencia a influência grega. “Gostamos dela bem temperadinha com azeite, limão e alho.” Nos meses de março a junho, o casal aproveita a temporada dos aspargos para preparar risotos, acompanhado de lulas.

Outra especialidade local é a imotski, torta feita de amêndoas e maraschino (licor de cereja croata), que é consumida nos cafés de Zagreb e leva o nome de uma cidadezinha próxima da fronteira com a Bósnia.

Quer preparar uma refeição típica da Croácia? Confira nossas receitas e bom apetite! Ou, como diriam os croatas, dobar tek!

AJVAR (RELISH DE PIMENTÃO)

RENDIMENTO: 1 PORÇÃO

INGREDIENTES

1 berinjela grande

3 pimentões vermelhos

1 dente de alho

1 chili fresco

Salsa picada

Sal e pimenta a gosto

Azeite

Suco de limão

MODO DE PREPARO

Corte as berinjelas e os pimentões em quatro. Coloque os legumes cortados em uma forma forrada com papel-alumínio, juntamente com o dente de alho. Leve ao forno preaquecido a 225 ºC e deixe assar até que fiquem macios –como o dente de alho costuma assar mais depressa, para evitar que ele se queime, esconda-o embaixo de um pedaço de pimentão. Retire do forno e descasque os legumes e o alho. Coloque-os no processador, acrescente o chilli e parte da salsa e misture tudo. Aos poucos, vá acrescentando sal, pimenta, azeite e o suco de limão até ficar com a consistência desejada. Sirva com legumes e pães.

Dica: coloque o ajvar em potes de vidro, cubra a superfície com azeite e guarde na geladeira.

SALADA DE POLVO AO ESTILO CROATA

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES

INGREDIENTES

1 polvo grande limpo

1 cebola vermelha

2 tomates

1 dente de alho picado

Azeite extravirgem a gosto

Vinagre de vinho a gosto

Suco de 1 limão

Sal e pimenta a gosto

2 a 3 colheres (sopa) de salsa picada

2 colheres (sopa) de alcaparras

MODO DE PREPARO

Bata o polvo com um martelo para amaciar a carne. Coloque-o em uma panela, adicione um pouco de água –suficiente para cobrir o polvo– e cozinhe em fogo médio por cerca de 3 horas ou até a carne estar completamente cozida. Deixe esfriar na mesma água. Quando estiver frio, corte o polvo em pedaços e coloque em uma tigela de salada. Adicione a cebola e os tomates picados na tigela. Tempere o prato com o alho, o azeite, o vinagre, o suco de limão, o sal, a pimenta e a salsa. Adicione alcaparras e sirva a seguir.

RISOTO DE ASPARGOS

RENDIMENTO: 2 PORÇÕES

 

INGREDIENTES

CALDO

1 tablete de caldo de legumes

750 ml de água

RISOTO

200 g de aspargos frescos

3 colheres (sopa) de manteiga

½ cebola picada

200 g de arroz arbóreo

½ xícara (chá) de vinho branco seco

750 ml de caldo de legumes

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1 colher (sopa) de azeite extravirgem

MODO DE PREPARO

CALDO: dissolva um tablete de caldo de legumes em água quente e deixe ferver por alguns minutos. Reserve.

RISOTO: corte as pontas dos aspargos e reserve. Descarte a parte mais dura do talo, descasque e corte em rodelas. Em uma panela em fogo alto, derreta a manteiga e acrescente a cebola. Deixe dourar e coloque o arroz arbóreo. Acrescente o vinho branco, uma concha do caldo e sal. Mexa até o caldo começar a secar. Acrescente o aspargo e mais um pouco de caldo. Sempre que o arroz começar a secar, coloque mais caldo e mexa. Junte as pontas dos aspargos, coloque a pimenta e o queijo ralado. Corrija o sal e finalize com o azeite.

Dica: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos do arroz têm de estar “al dente”, ou seja, mais durinhos. A dica é ir colocando o caldo aos poucos, até ele atingir o ponto.

LULAS GRELHADAS

RENDIMENTO: 10 lulas

INGREDIENTES

10 lulas

Sal e azeite extravirgem a gosto

2 colheres (sopa) de salsa picada

1 colher (sopa) de alho picado

Pimenta-do-reino a gosto

1 pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas

MODO DE PREPARO

Primeiramente, prepare as lulas. Com a ajuda de um garfo ou faca, retire todas as entranhas da lula. Lave bem a lula e depois seque. Coloque a lula em uma travessa e cubra com azeite. Deixe descansar por 3 horas. Para grelhar, aqueça uma panela tipo grelha no fogo médio. Quando o grill estiver bem quente, adicione a lula. Polvilhe um pouco de sal em cima e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos de cada lado –assim as marcas da grade ficarão bem marcadas. Cubra a panela com uma tampa e vá regando a lula com o óleo do fundo da panela. Vire de vez em quando para que ela cozinhe igualmente dos dois lados. À parte, coloque em uma tigela a salsa picada, o alho, o sal, a pimenta e azeite. Coloque a lula por cima, polvilhe a pimenta dedo-de-moça e sirva a seguir.

Reportagem da revista Gastronomia Angeloni, edição especial Continentes – Europa. Texto: Kike Martins da Costa /Fotos: Fotos Rogério Voltan /Produção: Camile Comandini. Produção culinária: Janaina Resende / Peças usadas nas fotos: prato rendado (com as bolachas), IDEIA ÚNICA / cestinha rendada e taça, TOK & STOK/ prato da salada, ROSA DOS VENTOS/ prato das lulas, QUADRIFOGLIO. Agradecimento: Lady Cook (biscoitos). Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs: http://bit.ly/1oyYb8C e Android: http://bit.ly/1lSoV26

A edição completa você acessa aqui. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs: http://bit.ly/1oyYb8C e Android:http://bit.ly/1lSoV26

 

Deixe seu comentário