14/04/2015

Do almoço no restaurante ao happy hour, como comer bem

Substituições simples ajudam quem quer ficar de bem com a balança sem perder o programa

 

Para quem está de dieta, um convite para jantar ou mesmo aquele happy hour com os amigos pode significar colocar todo o esforço a perder. Mas não precisa ser assim. Quem quer ficar de bem com a balança não precisa abrir mão de encontros à mesa.

O segredo está em saber o que pedir, deixando de lado as frituras, o pão e, se possível, as bebidas alcóolicas. Confira dicas para comer bem no almoço, no happy hour e no jantar quando estiver fora de casa:

ALMOÇO

Bebidas: o ideal é não beber nada para não prejudicar a digestão dos nutrientes.

No prato: deve ter uma fonte de proteína (carne, frango, peixe ou ovos) do tamanho da palma da mão. Fuja dos cortes gordos e das frituras. Se for comer arroz, prefira o integral –em média 4 colheres de sopa– e uma concha pequena de feijão. Na salada, escolha o equivalente a um pires de folhas e duas colheres de sopa de legumes.

HAPPY HOUR

Bebidas:  o ideal é trocar as alcóolicas pelo suco natural. Se não, 2 tulipas de cerveja ou 1 taça de vinho uma vez por semana estão dentro do permitido. Uma caipirinha com adoçante é uma opção melhor. Alterne com água.

No prato: deixe de lado frituras e pão. Prefira carnes na chapa ou espetinhos de frango e legumes. Acepipes tipo azeitona, amendoim e castanhas estão liberados – desde que consumidos com moderação!

JANTAR

Pizza: fique nos dois pedaços. A regra é quanto menos recheio –e mais magro ele for– melhor. Deixe de lado o requeijão e a calabresa e prefira sabores como marguerita, abobrinha e berinjela, de preferência com massa integral. Se puder pedir uma salada de entrada, ou mesmo um sabor de pizza que tenha folhas –como rúcula–, isso vai retardar a absorção de carboidrato e a gordura pelo organismo. Para acompanhar, prefira bebidas cítricas ou chá verde.

Italiano: resista aos pães do couvert. Peça uma salada de entrada, temperando com vinagre, azeite e sal, de preferência sem croutons. Se for comer massa, prefira as secas e as integrais, com molho de tomate, lembrando que o prato é sempre mais indicado no almoço e não quando estamos mais próximos da hora de dormir. Cuidado com os molhos à base de queijo ou maionese. Dispense os que levam bacon ou linguiça. Risotos e parmegianas também pedem moderação.

Japonês: evite as frituras e aposte no sashimi, de preferência com atum, que é menos calórico do que o salmão. Não se esqueça de que o sushi, por conter arroz, tem alto índice glicêmico. Os legumes e verduras que normalmente acompanham os pratos são saudáveis, mas não exagere no molho shoyu, que contém muito sódio.

No Angeloni você encontra tudo que precisa para cuidar da alimentação. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário