21/06/2018

DOCE DO INTERIOR

Criada em uma confeitaria de Campinas, no interior de São Paulo, a torta holandesa rapidamente se transformou em uma das mais queridas do país

A torta holandesa, quem diria, foi criada em Campinas (SP) pela proprietária de uma confeitaria que quis homenagear os tempos em que viveu na Europa. De aparência singela, este doce encanta pelo seu sabor. O recheio, feito com uma mistura de margarina, leite condensado e creme de leite, recebe ainda uma cobertura de ganache de chocolate leve. O biscoito envolto em chocolate coroa a torta nas laterais, conferindo sua inconfundível identidade.

INGREDIENTES

250 g de margarina + 2 col. (sopa) em temperatura ambiente

1 xíc. (chá) de açúcar

½ xíc. (chá) de leite condensado

3 latas de creme de leite, sem soro

200 g de biscoito de maisena

1 pacote de biscoito Calipso

180 g de chocolate amargo

 

PREPARO

Em uma batedeira, coloque 250 g de margarina e o açúcar e bata até obter um creme. Acrescente o leite condensado e duas das latas de creme de leite. Reserve. Esfarele os biscoitos de maisena, misture as 2 colheres de margarina e mexa até formar uma massa. Forre o fundo de uma forma

de fundo removível com esta massa, a borda com os biscoitos calipso (com o chocolate virado para fora) e despeje o creme na forma. Leve à geladeira para resfriar enquanto prepara a cobertura. Em banho-maria ou no micro-ondas, em temperatura baixa, derreta o chocolate e acrescente o creme de leite restante. Mexa bem até homogeneizar. Despeje sobre o creme na forma e deixe no freezer até a hora de servir.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Laticínios. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Cláudia Pixu/ Culinarista: Tatu Damberg. 

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário