14/12/2011

DOCES AZEITADOS

Sim, é possível combinar um prato doce com azeites. É só fazer da forma correta!

Levar à mesa uma sobremesa com azeite poderia assustar algumas pessoas há um tempo. Mas, aos poucos isso vem mudando e atualmente deixa de ser novidade e se torna sinônimo de bom gosto e criatividade.

Para que o doce combine perfeitamente com o azeite a harmonização é um passo essencial. A concordância do sabor do alimento com a intensidade do óleo realça o sabor do prato e se deve levar em conta as características mais marcantes de cada alimento para que a combinação seja perfeita, no caso das sobremesas a doçura.

Procurando então no azeite o que mais se aproxima do doce, de forma suave, chegamos a produtos fabricados a partir de frutos maduros, e sempre com acidez menor que 0,8%, os extravirgens. São neles que são encontradas notas amendoadas e adocicadas em geral (que podem carregar sabores como, por exemplo, de banana).  É a partir destas notas que a combinação fica perfeita como no caso de um doce elaborado com amêndoas ou castanhas. Nas sobremesas que levam chocolate um sabor diferenciado pode ser conseguido através do azeite fresco, que se assemelha com a pimenta.

Além da harmonização, a aromatização de azeites é outra forma de incorporar o produto aos últimos pratos de uma refeição. A mistura de frutas cítricas – como laranja, limão siciliano e limão – são as mais conhecidas e utilizadas. O azeite aromatizado desta forma é um ótimo acompanhamento para sorvetes, pudins e cremes. A aromatização, porém, vai além e também pode ser feita com baunilha, canela e até mesmo flores comestíveis.

Segundo Marcelo Scofano, chef e especialista em azeites formado pela International Extravirgin Oliveoil Agency, esses procedimentos dão um toque especial e de alta gastronomia deixando qualquer sobremesa mais atraente. “É uma forma de incrementar e sofisticar um doce. O segredo é testar e ousar”, afirma Scofano.

Como sugestão para o final do ano ou para começar a valorizar suas sobremesas, segue uma receita do chef que é profundo conhecedor do mundo do azeite. Dica: Na Rede Angeloni, há uma grande variedade de azeites extravirgens, ideais para esta receita. Entre eles De Cecco, Esporão, Borges, Filippo Berio, e outros. É só escolher e bom apetite!

 

PUDIM DE BRIOCHE COM SORVETE E AZEITE AROMATIZADO DE LARANJA

INGREDIENTES

8 unidades de brioche

3 unidades de ovos levemente batidos

50 g de açúcar de confeiteiro

250 ml de  leite integral

25 g de manteiga

1 colher de sopa de açúcar cristal

50 ml de azeite extravirgem

2 colheres de sopa de raspas de casca de laranja

Qb* sorvete de creme

Qb* cravo e canela

MODO DE FAZER

Coloque as raspas de casca de laranja em um recipiente e cubra com azeite extravirgem.  Reserve.

Corte as fatias de brioche em quatro na diagonal.

Disponha em quatro em refratário de 250 ml.

Misture os ovos, o açúcar, o leite, o creme de leite, o cravo e a canela em outra tigela.

Espalhe sobre cada fatia de brioche até quase cobrí-las.

Regue com manteiga, espalhe o açúcar cristal e deixe de molho por 30 minutos.

Disponha os refratários em uma assadeira grande.

Encha com água até a metade e asse em forno pré-aquecido até dourar.  Sirva com sorvete e um fio de azeite aromatizado.

___________________________________________________________________________

*Quanto baste.

Deixe seu comentário