30/11/2011

ENRIQUEÇA SUA CEIA

Veja dicas exclusivas para enriquecer suas receitas de final de ano com azeite.

Neto de italianos, Marcelo Scofano é um profundo conhecedor de azeites formado pela International Extravirgin Oliveoil Agency. O interesse surgiu há mais ou menos 10 anos, quando fez uma viagem à Itália e conheceu um olival pessoalmente. O seu encantamento pelo tão apreciado fio de ouro, rendeu-lhe a coautoria no livro “Um Fio de Azeite” e hoje é um dos profissionais mais requisitados no mercado quando o assunto é gastronomia com a utilização de azeite. Em entrevista para o blog, ele ensina como combinar o azeite com iguarias para as ceias de final de ano e dá uma receita de arroz de bacalhau para compor a sua mesa.

- Como escolher o azeite certo para as ceias de Natal e Réveillon?
Azeites variam de intensidade, de frutados mais intensos a frutados mais leves, e toda harmonização é feita por semelhança e não por oposição, ou seja, azeites mais intensos para preparações mais condimentadas, azeites leves para preparações mais leves.  Ex: azeites leves para saladas de folhas verdes e não picantes e carnes brancas, azeites mais intensos para carnes vermelhas e preparações mais condimentadas.

- Que toque da alta gastronomia, utilizando o azeite, podemos dar aos nossos pratos, em casa, para torná-los mais atraentes?
Podemos aromatizar um azeite para dar um toque especial, seja aos pratos, seja às sobremesas.  Para o bacalhau, prato típico de final de ano, devemos usar os azeites in natura, desde a preparação (bacalhau confitado – cozido lentamente no azeite -, assado ou cozido) até a finalização e, para esse momento, um varietal (vinho elaborado com único tipo de uva) pode ser sugerido.  Para aves e tender, no Natal, podemos aromatizar um azeite com ervas ou especiarias (azeites de alecrim, tomilho, orégano, canela, aniz estrelado, cravo, etc).

Dicas de Marcelo Scofano para utilizar o azeite:

  • Azeites de oliva devem ser usados apenas nas preparações, jamais nas finalizações.
  • Azeites extravirgens são mais adequados para finalizações e podem ser aromatizados em casa, algumas horas antes de serem usados, pois possuem grande poder de absorção aromática.
  • Se optar por aromatizar o azeite, faça-o apenas com a quantidade que irá consumir naquela refeição ou no máximo em três dias. Em um país tropical, como o nosso, é um erro colocar ervas para aromatizar o azeite e deixá-lo no armário. Esse processo irá acelerar a oxidação e poderá prejudicar a saúde.
  • Azeite quanto mais fresco melhor, pois se oxidam com relativa rapidez.
  • Há três inimigos do azeite: o oxigênio, a luz e o calor.  Para tal, devemos conservá-los longe da luz, em local fresco e consumi-los o mais rápido possível (15 dias depois de aberto).

Ele ainda presenteou-nos com uma deliciosa receita de arroz de bacalhau regado ao azeite.


ARROZ DE BACALHAU

INGREDIENTES

500 g                      bacalhau

3 unidades              dentes de alho

2 unidades              cebola pequena

12 unidades            azeitonas pretas

1 unidade                molho de cheiro verde (salsa e cebolinha)

1 unidade                pimentão vermelho

200 g                      tomate cereja

500 g                      arroz parboilizado previamente cozido

2 colheres sopa       passas sem caroço

2 unidades              ovos cozidos

250 ml                    vinho branco

Qb*                        azeite extravirgem

Qb *                       sal

 

MODO DE FAZER

  1. Prepare o arroz parboilizado em uma panela separada do bacalhau e reserve.
  2. Cozinhe os ovos a parte.
  3. Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a cebola em rodelas, o pimentão vermelho picado e o tomate cortado ao meio e faça um refogado.  Regue com o vinho branco e deixe evaporar reduzindo bem.
  4. Acrescente o bacalhau desfiado grosseiramente, as azeitonas e as passas. Deixe no fogo por cerca de 5 minutos.
  5. Em uma travessa, misture o arroz com o molho quente, salpique salsa e cebolinha e finalize com os ovos picados e muito azeite extravirgem.

__________________

*Quanto baste.

 

Na rede Angeloni, há uma grande variedade de marcas renomadas de azeites. Virgens, refinados e puros – como o Gallo – que vão ao fogo e os extravirgens – Costa D’oro, Borges, Daguirre, Dona Inês, entre outros – que acompanham saladas e finalizam pratos.

Escolha a sua marca preferida, aproveite as dicas para enriquecer sua ceia e bom apetite.

2 comentários

  • juliano - 30 de novembro de 2011

    Nao sabia que havia tanta variedade em azeites !


  • Angeloni - 13 de janeiro de 2012

    Pois é! E no Angeloni você encontra muitas opções. Futuramente voltaremos a esse assunto que é muito rico. Obrigado.


Deixe seu comentário