22/12/2011

ENTRADAS PARA A CEIA

Dicas para começar com tudo a ceia de Natal

Natal é sinônimo de reunião familiar e fartura para comemoração do nascimento de Jesus. Cada família e cultura têm uma tradição específica para essa noite e é comum vermos nas mesas brasileiras alimentos com inspiração européia, como bacalhau, peru e assados em geral. Porém, antes dos pratos principais as entradas da ceia de Natal também devem chamar atenção e ser pensadas com carinho.

“Toda ceia bem elaborada deve ter no mínimo duas entradas”. Essa é a primeira dica da banqueteira de São Paulo Rita Atrib, que complementa: “elas já devem impressionar, tanto pelo sabor quanto pela aparência”. Para impressionar pelo sabor e contentar a todos o ideal é oferecer uma entrada agridoce, bem comum nos pratos principais natalinos, e outra sem a mistura de sabores doces e salgados.

A adequação dos ingredientes ao clima e a estação do ano no Brasil nesta época também é outro ponto a ser levantado. “Buscamos valorizar cada vez mais os ingredientes brasileiros e também incorporar pratos mais leves, condizentes com nosso verão ”, ressalta Rita. Sendo assim, saladas e outros pratos frios são os mais recomendados e já se tornaram tendência e preferência nas mesas mais requintadas.

Para também fazer bem aos olhos, se deve pensar na apresentação das entradas. Utilizar travessas grande, no caso de ceias onde existe lugar para todos sentarem, ou pequenas porções individuais para noites mais informais. Usar flores comestíveis também é sinônimo de bom gosto na decoração das iguarias e pode ser um diferencial em um prato.

A banqueteira Rita Atrib, que tem 20 anos de experiência no preparo de festas, escolheu uma receita especial como sugestão de entrada para sua ceia, seguindo as dicas passadas por ela mesma.

FLORES DE ABACAXI E SALMÃO AO MEL DE MOSTARDA E PIMENTA ROSA


INGREDIENTES – MOLHO DE ABACAXI E SALMÃO

1 abacaxi pequeno cortado em fatias bem finas

250g de salmão defumado cortado em tiras

1 colher de chá de pimenta rosa

200ml de molho de mel e mostarda

flores comestíveis para decorar(opcional)

MODO DE FAZER

Corte as fatias de abacaxi ao meio e feche as laterais formando uma espécie de flor, e arrume-as lado a lado em uma travessa. Faça rolinhos com as tiras de salmão e coloque-os no centro das “flores” de abacaxi, como se fossem os miolos.

Derrame alguns fios de molho por cima, decore com as flores comestíveis, e finalize esfregando as pimentas rosas por entre as mãos sobre toda a superfície do prato, deixando cair somente os farelinhos da pele(despreze as sementes).

Sugestão: sirva com folhas coloridas de sua preferência acompanhando.  Rúcula e agrião não podem faltar, já que a “picancia” combina com o docinho do abacaxi e a oleosidade do salmão. Se desejar, substitua o salão defumado por peito de peru, presunto cozido, presunto Parma…

Rendimento: 5 a 6 porções

INGREDIENTES – MEL DE MOSTARDA E PIMENTA ROSA

2 colheres de sopa de mostarda amarela

100 ml de mel

100 ml de água

MODO DE FAZER

Misture muito bem todos os ingredientes(de preferência com um mixer).

Rendimento: 200ml

Dica: Na Rede Angeloni você encontra os ingredientes da receita acima e também outros produtos tradicionais para a ceia de Natal como castanhas, frutas secas e frescas, assados, etc.

Deixe seu comentário