12/01/2012

ETIQUETA À MESA: À BRASILEIRA

Modo de serviço à mesa à brasileira é o ideal para o dia a dia

Receber amigos e familiares em casa é sempre uma alegria. Almoços e jantares são, normalmente, os melhores momentos para juntar as pessoas queridas e essa são nessas horas que os anfitriões podem escolher entre diversas formas de servir a mesa, a fim de simplificar ou sofisticar o momento. Para falar sobre o assunto e dar dicas dos serviços mais utilizados no Brasil o blog Angeloni preparou uma série de posts que começa hoje colocando em pauta o à Brasileira.

Mais usual na maioria das residências brasileiras, este tipo de sistema também pode ser chamado de Familiar Simplificado. Nele, é necessário que haja lugar para todos se sentarem à mesa e também para que as travessas, pratos e talheres estejam sobre ela. É o serviço mais apropriado para o dia a dia em família, já que cada um se serve da forma que achar conveniente.

“É o sistema básico e simples mais utilizado no Brasil e no mundo, principalmente para refeições corriqueiras e diárias. As próprias pessoas que estão à mesa se servem da forma que estão acostumadas. Tem aquelas famílias nas quais a mãe faz o prato de todos, outras não e é isso que deve ser seguido”, explica Esther Proença Soares, professora de Etiqueta Social e Marketing Pessoal e autora do livro “A Mesa, arranjo e etiqueta”.

Além disso, o serviço à brasileira não pede utensílios sofisticados nem específicos para a refeição. Pratos, travessas e talheres podem e devem estar colocados da forma usual da casa, porém nunca deixando o capricho de lado. Os anfitriões são os responsáveis pela recolocação dos alimentos e bebidas não necessitando assim de copeiros. “Essa praticidade explica a grande utilização desse sistema nos lares em geral”, finaliza a professora.

3 comentários

  • josé ribeiro kramer - 14 de janeiro de 2012

    comprar nos supermercados angeloni é muito bom


  • josé ribeiro kramer - 14 de janeiro de 2012

    comprar nos supermercados angeloni é muito bom ,pois costumo fazer sempre as minhas comprar no
    sup. merc.angeloni mais perto ok.


  • Derpelino Manolo Trolinger - 18 de janeiro de 2012

    Já entendemon Kramer!
    huahauhauhuhauahuahuaha


Deixe seu comentário