20/12/2018

Festa no prato

Perfeito para celebrações de fim de ano, o peru assado ganha ainda mais sabor com a farofa de castanhas e o gostoso chutney de cereja

O peru assado é o centro das atenções nas mesas das festas de fim de ano. Por isso, sua finalização é feita com um caldo à base de molho de soja para que sua pele adquira um belo tom dourado. As raspas de limão e de laranja garantem o aroma cítrico que vai perfumar o ambiente, enquanto o chutney de cerejas traz uma gostosa acidez, perfeita para escoltar a carne da ave.

Peru, farofa de frutas cristalizadas e castanhas portuguesas e chutney de cereja
(Rende 8 porções)

PARA O PERU
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de sementes de erva-doce
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de molho de soja
Raspas da casca de 1 laranja e de 1 limão
1 peru de cerca de 4 quilos, descongelado

PARA A FAROFA
100 g de manteiga
1 cebola picada
500 g de farinha de mandioca
1 xícara (chá) de castanhas portuguesas cozidas e picadas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
Sal a gosto

PARA O CHUTNEY
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de vinagre de maçã
1 xícara (chá) de cerejas sem caroços
2 colheres (sopa) de mel
1 cebola roxa pequena picada
2 paus de canela
5 cravos-da-índia
10 pimentas-do-reino moídas
Sal a gosto

PREPARANDO O PERU
Em uma tigela, misture a manteiga com as sementes de erva-doce, a pimenta-do-reino, o molho de soja e as raspas das cascas. Use esta mistura para untar o peru. Acomode o peru na assadeira, retire os miúdos do saco plástico e retorne-os ao peru. Cubra a ave com papel-alumínio e leve
ao forno preaquecido em temperatura média (180 °C) para assar. Asse-o coberto por 1h30. Retire o papel-alumínio do peru, pincele com o líquido da assadeira e asse por mais uma hora (até que o peru esteja dourado e o termômetro indicar o fim do cozimento). Sirva com o molho e a farofa.

PREPARANDO A FAROFA
Em uma frigideira, derreta a manteiga e refogue a cebola. Acrescente a farinha e cozinhe, mexendo sempre, até ficar levemente dourada. Adicione a castanha, as frutas e desligue o fogo. Ajuste o sal.

PREPARANDO O CHUTNEY
Em fogo baixo, aqueça o açúcar em uma panela com o vinagre e deixe até derreter. Adicione o restante dos ingredientes e cozinhe em fogo baixo até as cerejas ficarem macias, e a textura do chutney, espessa. Quando estiver frio, ajuste o sal. Poder ser servido frio ou quente.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Carnes para Celebrar. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário