18/05/2018

FOFINHA E PERFUMADA

Uma focaccia de massa leve e macia tem seu sabor  realçado pelo uso do aliche e das alcaparras, coroado  pelo aroma do alecrim

A focaccia é um tipo de pão mais achatado, de origem italiana, que pode receber diversas coberturas: desde as mais simples, com azeite e sal grosso, até combinações elaboradas com queijos, embutidos e conservas – aqui nossa aposta é pelo aliche, outra iguaria clássica na Itália. Assim como a pizza, sua base é uma massa feita com farinha, mas com aspecto mais rústico e mais espessa. Aproveite esta receita e use sua criatividade para brincar com as mais variadas coberturas.

Focaccia de aliche e alecrim

(Rende 1 Focaccia grande)

INGREDIENTES

400 ml de água

1 colher (sopa) de fermento biológico seco

2 colheres (sopa) de açúcar

½ xícara (chá) de azeite + um pouco para untar

500 g de farinha de trigo • 4 colheres (sopa) de alcaparras

1 ovo para pincelar

8 filés de aliche

Alcaparrones para decorar

Sal grosso para polvilhar

4 galhos de alecrim

 

PREPARO

Em uma tigela, misture a água, o fermento, o açúcar, o azeite e a farinha de trigo. Sove até obter uma massa lisa, levemente pegajosa (se necessário, ajuste a quantidade de farinha). Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos, ou até dobrar de tamanho. Abra a massa e adicione as alcaparras. Unte uma forma retangular média com azeite, acomode a massa cobrindo toda a assadeira e deixe descansar por mais 10 minutos. Pincele a massa com ovo e cubra com os filés de aliche, os alcaparrones, o sal grosso e o alecrim. Faça furos com o dedo a cada 2 cm de massa. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180 ºC) e asse por 30 minutos, ou até dourar levemente.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Mercearia Essencial. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Cláudia Pixu/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário