10/06/2016

Fondue de queijo para o Dia dos Namorados

Veja como preparar receita especial, com cogumelos

Vai curtir o Dia dos Namorados em casa? Impressione seu amor com uma receita que tem tudo a ver com o friozinho e surpreende no paladar: o fondue de queijo. Para dar um toque de ousadia e criatividade, apresentamos aqui uma sugestão acompanhado por cogumelos.

Emmental e gruyère são queijos de origem suíça, por isso mesmo perfeitos para o preparo do também suíço fondue. Eles são utilizados na clássica receita moitié-moitié, que quer dizer meio a meio (50% emmental + 50% gruyère).

O emmental tem sabor mais suave e é levemente adocicado, com textura mais firme. O gruyère é mais forte e tem textura mais cremosa, conferindo refinamento ao prato. Essa base permite ser saborizada, como nesta receita que leva cogumelos frescos, que enriquecem o fondue com o seu sabor intenso. Ela pode ainda ser preparada com ervas e até mesmo com tomate e manjericão, afirma o chef José Almeida Neto, do restaurante Era Uma vez um Chalezinho, de São Paulo.

O chef também dá outras combinações perfeitas de queijos:

 

Captura de Tela 2016-06-02 às 21.40.37.png

 

Confira a receita:

FONDUE DE QUEIJOS COM SHIITAKE E SHIMEJI

(rende 4 a 6 porções)

 

Ingredientes

40 g de shiitake

40 g de shimeji branco

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

250 ml de creme de leite fresco

100 ml de vinho branco seco

300 g de queijo emmental ralado grosseiramente

300 g de queijo gruyère ralado grosseiramente

200 g de queijo fundido cortado em cubos

Sal a gosto

Noz-moscada a gosto

Pão italiano para servir

 

Preparo

Corte os shiitakes em tiras finas e desprenda os cabinhos de shimeji. Em seguida, derreta a manteiga em uma frigideira, refogue os cogumelos e reserve. Leve uma panela ao fogo baixo com o creme de leite fresco, o vinho e os queijos, mexendo at. que eles derretam. Junte os cogumelos e continue mexendo. Coloque sal e salpique levemente a noz-moscada. Transfira o fondue para um um réchaud, para manter a consistência cremosa. Sirva com pão italiano cortado em cubinhos.

Reportagem publicada na revista Gastronomia Angeloni – Especial Queijos. Você acessa a edição completa aqui. Fotos: Rogério Voltan/Produção: Camile Comandini/Culinarista: Janaina Resende. Acesse todas as edições da revista gastronomia no app Angeloni para tablets (iOS e Android).

No Angeloni você encontra tudo para o seu fondue. Compre pelo site ou visite nossas lojas.

Deixe seu comentário