23/12/2011

FRUTAS NA CEIA

Além de enfeitarem qualquer mesa, as frutas da estação complementam bebidas e sobremesas

O Natal no Brasil é comemorado em pleno verão. As altas temperaturas pedem pratos refrescantes e saudáveis e nada melhor que incorporar as diversas frutas da estação na sua ceia. Desde a decoração da mesa até sobremesas, elas são aposta certa no Natal.

Coloridas, as frutas decoram a mesa e ainda podem ser consumidas depois da refeição. Qualquer uma delas pode ser utilizada na ceia, desde as mais comuns como banana, pêra e maçã, até as mais tradicionais da época como ameixa, abacaxi, cereja, manga e uvas. Para que a decoração seja destaque a dica é cortar os frutos maiores na diagonal e depois fazer zigue-zague ou utilizar cortadores de massa de biscoito em forma de estrela, coração ou motivos natalinos. Não se pode esquecer também das opções secas, tais como ameixa, damasco e uva, que são muito procuradas e desejadas nesta época do ano.

As frutas ainda podem estar presentes nas bebidas. Morangos, cerejas, ameixas, laranja e uvas enfeitam e aromatizam espumantes e champagnes de forma refinada e saborosa. A combinação de doce com salgado em entradas e pratos principais, que já foi citada aqui no blog nesta semana, é comum nos pratos natalinos e atende aos paladares mais requintados.

Na hora da sobremesa, além de oferecer os frutos que já estão presentes na mesa, doces preparados com frutas refrescam e ajudam na digestão. A dica da banqueteira Rita Atrib é preparar um Panaché. Confira a receita!

PANACHÉ DE FRUTAS DA ESTAÇÃO NA CALDA DE LARANJA E GENGIBRE

INGREDIENTES – PANACHÉ

1kg de frutas da sua preferência fáceis de fatiar e de cores variadas

(sugestão: 2 kiwis, ½ manga haden, ½ papaya, 2 rodelas grandes de abacaxi, 2 fatias grandes de melão, 2 ameixas, 1 goiaba, 1 carambola, 10 morangos)

INGREDIENTES – CALDA

200 ml de suco de laranja

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de gengibre ralado

MODO DE FAZER

Corte as frutas em lâminas e disponha em pratinhos ou em uma travessa de forma decorativa.

Misture bem o suco de laranja, o mel e o gengibre ralado e despeje um pouco sobre as frutas na hora de servir. Sirva o restante da calda à parte.

Dica: todas as frutas da estação podem ser encontradas na Rede Angeloni, assim como as secas, o mel e o gengibre citados na receita acima. É só escolher as de sua preferência e refrescar sua ceia!

Deixe seu comentário