09/08/2011

Fusion Food

A mistura de ingredientes como você nunca viu.

A cozinha de fusão, como também é conhecida a Fusion Food, nasceu na década de 70 com o surgimento da nouvelle cuisine, que combinava alimentos da culinária francesa e, principalmente, japonesa. Mas a nova Fusion Food foi além: não ficou somente na mistura de elementos de escolas diferentes como também cria pratos intrigantes, criativos e extravagantes, muitas vezes utilizando três ou mais tipos de alimentos de cada país.

Um bom exemplo é o filé de peixe levemente grelhado e finalizado ao molho de leite de coco, tomate-cereja e um toque de curry vermelho caseiro sobre cuscuz marroquino de legumes. Ou ainda o talharim tailandês com frango, broto de feijão, amendoim, camarão seco e especiarias; um deleite para paladares mais refinados.

Apesar de já existir há algum tempo, ainda hoje há chefs mais tradicionais que criticam a forma livre como alguns colegas inventam seus pratos. Mas há outros que vibram com criações inventivas e cheias de personalidade, como é o caso do californiano Hugh Carpenter, autor do livro “Cookbook Food Fusion” (sem edição em português), que diz “Misture, misture e misture. Esqueça a técnica e use a criatividade.”

E você, quer se aventurar na fusion food? Conheça uma receita para tentar em casa e os lugares ideais para experimentar novos sabores.

Espaguete com presunto e curry

Ingredientes (para 2 porções):

- 200 gramas de espaguete Barilla 5
- 200 gramas de presunto magro
- 1 lata de molho de tomate tradicional
- 1/2 cebola grande
- 1 dente de alho
- Shoyu
- Curry em pó
- Azeite de oliva
- Açúcar
- Sal a gosto
- Queijo parmesão ralado

Preparo:

Coloque a água para ferver. Assim que ferver adicione um pouco de sal e coloque a massa, respeitando o tempo de cozimento indicado, até ficar pronta.

Para o molho:

Pique o alho e a cebola e coloque para fritar no azeite de oliva. Assim que a cebola ficar translúcida, acrescente umas 2 colheres de sopa de shoyu para fritar. Quando o shoyu incorporar, coloque o presunto fatiado em tiras finas e longas. Mexa um pouco e acrescente o curry (1 colher de chá). Mexa bem até o presunto ficar bem tingido pelo curry. Despeje o conteúdo todo da lata de molho de tomate. Coloque 1 colher de sobremesa rasa de açúcar e um pouco de sal. (cuidado com o sal, pois o shoyu já é salgado). Deixe aquecer um pouco e já está pronto. Coloque a massa no molho com um fio de azeite de oliva por cima. Incorpore a massa no molho e sirva. Termine com o queijo parmesão ralado por cima e bom apetite!

* do site aromaspicantes.com

Onde experimentar:

Central Park Fusion Cuisine (Nova York, EUA)
www.centralparkfusion.com

Sushic Fusion Food (Almada, Portugal)
www.sushic.pt

Number Seven Fusion Food (Balneário Camboriú, SC)
www.numberseven.com.br

Origens – Hotel Radisson (Curitiba, PR)
Tel. 0/xx/41 3351-2203

2 comentários

  • Karoline - 12 de agosto de 2011

    A receita parece ser deliciosa! Vou fazer em casa com certeza!!


  • Derpelino Manolo Trolinger - 4 de novembro de 2011

    Onde é sua casa moça?


Deixe seu comentário