08/11/2018

GOSTO DE FESTA

Uma suculenta carne louca preparada com a parte magra do peito bovino

Apesar de ser formado em boa parte por músculo, o brisket (peito bovino) é uma carne indicada até para a brasa, pois sua gordura tem baixo ponto de fusão, propiciando um churrasco suculento. Para essa receita, utilizamos um corte chamado “peito especial”, mais magro e com fibras longas, perfeito para a carne louca. Cozinhamos a peça em panela de pressão para que a carne se desmanche quando for finalizada com a cebola e os pimentões.

Carne louca de brisket

(Rende 7 porções)

INGREDIENTES

¼ de xícara (chá) de azeite de oliva

1 alho-poró fatiado

4 dentes de alho picados

1 cebola branca picada em cubos

2 folhas de louro

1 kg de peito de boi limpo em cubos grandes

¼ de xícara (chá) de vinagre de maçã

2 xícaras (chá) de vinho tinto

Sal marinho, pimenta-do-reino e páprica defumada a gosto

2 cebolas roxas fatiada em meia-lua

1 pimentão vermelho em cubos pequenos

1 maço de salsinha picada

Tomilho e manjericão a gosto

PREPARO

Regue uma panela de pressão com azeite e refogue o alho-poró, o alho, a cebola picada e o louro. Adicione os cubos do peito de boi, o vinagre de maçã, o vinho tinto e tempere a gosto com o sal, a pimenta e a páprica. Quando começar a ferver, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por uma hora. Desligue o fogo, retire a pressão, abra a panela e separe a carne —reserve o caldo para outros preparos. Em outra panela, refogue a cebola fatiada e o pimentão com um pouco de azeite e junte a carne. Mexa com uma colher de pau até a carne ficar totalmente desfiada. Adicione a salsinha, o tomilho e o manjericão e mexa bem. Sirva em seguida. Troque o pão francês por tortilhas, panquecas e tapiocas.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Sem Restrição de Sabor. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário