31/05/2019

Hambúrguer de cordeiro com queijo feta e shiitake ao balsâmico

Para o preparo deste hambúrguer, criamos um blend com diferentes tipos de carne de cordeiro, como o pernil e o filé, que devem ser moídos com um pouco de gordura para dar mais sabor e preservar a suculência. Para acompanhar, ingredientes com personalidade marcante, como o queijo feta, com seu sabor salgado e levemente picante, e cogumelos shiitake refogados com aceto balsâmico, que trazem notável acidez e um aroma peculiar. Um hambúrguer que foge do lugar-comum para quem quer inovar no cardápio sem abrir mão da praticidade.

INGREDIENTES

PARA O HAMBÚRGUER

500 g de pernil de cordeiro com

gordura, moído

300 g de picanha de cordeiro com

gordura, moída

2 colheres (sopa) de manteiga

Azeite para grelhar

Sal e pimenta-do-reino

moída na hora a gosto

PARA O SHIITAKE

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

300 g de shiitake em fatias

2 colheres (sopa) aceto balsâmico

Sal a gosto

MONTAGEM

4 p.es de hambúrguer

200 g de queijo feta em pedaços

Folhas de rúcula

PREPARO

PREPARANDO O HAMBÚRGUER

Em uma tigela, misture as carnes moídas e a manteiga. Molde 4 hambúrgueres e mantenha-os cobertos em geladeira por 30 minutos, ou até a hora de fritar. Frite-os em frigideira untada com azeite ou na grelha, dourando dos dois lados. Tempere com sal e pimenta ao final do cozimento e cubra com o queijo em pedaços. Sirva no pão com o shiitake e a rúcula.

PREPARANDO O SHIITAKE

Aqueça o azeite em uma frigideira e adicione os cogumelos fatiados. Deixe fritar em fogo alto até a água evaporar e em seguida despeje o aceto balsâmico. Cozinhe até ferver, mexendo sempre. Desligue e ajuste o sal. Sirva com os hambúrgueres.

DICA: Não fique mexendo no hambúrguer na grelha para que ele não perca seu suco. Vire-o apenas uma vez.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Longe do Lugar Comum. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário