11/10/2018

IRRESISTÍVEL E NUTRITIVO

Um pão de mel trufado e com recheio de damasco de encher os olhos, com ingredientes nutritivos e funcionais

Pão de mel é um doce que sempre atiça a nossa gula, seja pelo seu belo visual ou pelo aroma das especiarias. Nessa versão, substituímos a manteiga pelo óleo de coco, o leite de vaca por leite vegetal e a farinha de trigo por farinha de arroz integral e biomassa de banana, um alimento funcional rico em minerais e que traz mais maciez à massa e aumenta a saciedade. Para completar, envolvemos os pãezinhos com uma cobertura de chocolate amargo, que tem baixo teor de açúcar e de gordura.

Pão de mel trufado com damasco

(Rende 15 unidades)

PARA O PÃO DE MEL

 

2 xícaras (chá) + 2 colheres (sopa) de leite de amêndoas

 

1 e ¼ de xícara (chá) de farinha de arroz integral

 

½ xícara (chá) + 1 colher (sopa) de farinha de amêndoas

 

1 e ¼ de xícara (chá) de fécula de batata

 

¼ de xícara (chá) de farinha de linhaça

 

¼ de xícara (chá) de óleo de coco quente

 

½ xícara (chá) de biomassa de banana morna*

 

1 xícara (chá) de mel

 

1 e ¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo

 

2 colheres (chá) de cravo em pó

 

3 colheres (sobremesa) de canela em pó

 

2 colheres (chá) de fermento químico

 

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

 

PARA A GELEIA DE DAMASCO

 

150 g de damasco seco

 

½ xícara (chá) de água

 

⅔ de xícara (chá) de açúcar demerara

 

Suco de 1 limão

 

PARA A COBERTURA

 

500 g de chocolate meio amargo picado

 

PARA A BIOMASSA*

 

10 bananas nanica ou prata bem verdes
Água o suficiente para cozinhar as bananas

 

PREPARANDO A BIOMASSA

 

Em uma panela de pressão, coloque as bananas com água suficiente para cozinhar. Quando a panela de pressão começar a apitar, conte 15 min. e desligue o fogo. Espere a panela esfriar, abra e retire as bananas ainda quentes. Escorra a água. Se você quer um efeito mais liso e claro descasque a banana antes de bater no liquidificador. Caso contrário, bata com a casca até atingir uma consistência cremosa. Porcione em potes pequenos e mantenha na geladeira por 4 dias ou um mês no freezer.

 

PREPARANDO O PÃO DE MEL

 

Preaqueça o forno a 180°C e unte uma assadeira quadrada (25 x 25 cm) com óleo de coco e reserve. Aqueça o leite de amêndoas até que esteja morno. Separe em uma vasilha as farinha de arroz e amêndoas e a fécula. No liquidificador, bata o leite com a farinha de linhaça, o óleo de

 

coco, a biomassa previamente aquecida, o mel, o açúcar e as especiarias. Despeje a mistura em uma vasilha e incorpore aos poucos as farinhas com uma peneira, mexendo sempre. Acrescente por último o fermento e o bicarbonato e mexa delicadamente até misturar bem na massa. Despeje a massa na assadeira untada e asse a 200°C por 30 min. ou até que o centro esteja sequinho (utilize um palito para verificar).

 

PREPARANDO A GELEIA

 

Bata tudo no liquidificador, transfira para uma panela e leve ao fogo baixo. Espere levantar fervura e mexa por uns 10 min. ou até atingir a consistência desejada.

 

PREPARANDO A COBERTURA

 

Derreta ⅔ do chocolate em banho-maria. Adicione o restante do chocolate e mexa até que todo o chocolate esteja derretido e na temperatura entre 29 e 31°C. Corte o pão de mel em quadradinhos, fatie ao meio e recheie com a geleia. Prepare uma bandeja coberta com papel-manteiga e banhe o pão de mel no bowl de chocolate derretido com o auxílio de um garfo. Retire o excesso de chocolate do pão de mel e coloque o doce para endurecer sobre o papel-manteiga.

 

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Sem Restrição de Sabor. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.


Deixe seu comentário