11/12/2015

Jantar requintado com aves

Veja receitas de codorna recheada e perdiz ao vinho para impressionar

 Delícias infalíveis para um jantar sofisticado, a codorna recheada e o perdiz ao vinho são também boas opções para quem quer fugir do peru e apostar em uma ceia de Natal diferente.

Para a codorna, o segredo é comprar peças arredondadas. Se quiser praticidade, escolha uma desossada. O charme da receita está no sabor marcante do foie grass que a recheia e o molho de vinho do Porto com framboesa. Já com a perdiz, difícil de ser encontrada, preste atenção à marinada: para ficar mais macia, ela fica imersa nos temperos por 12 horas.

 

CODORNA RECHEADA COM FOIE GRAS AO MOLHO DE FRAMBOESA

(rende 6 porções)

Ingredientes

Para a codorna

6 codornas

80 g de champignons

Flor de sal e pimenta a gosto

100 g de foie gras

½ maço de tomilho

60 ml de vinho do Porto

30 g de manteiga sem sal

 

Para o molho

30 g de manteiga sem sal

2 dentes de alho picados

½ cebola média

240 ml de vinho do Porto

80 ml de vinho branco seco

150 g de framboesa

Flor de sal e pimenta a gosto

 

Preparando a codorna e o recheio

Descongele a ave conforme as instruções da embalagem. Limpe as aves e reserve. Para fazer o recheio, corte os champignons em cubos pequenos, tempere com flor de sal e pimenta e reserve. Corte o foie gras em cubos de 1 cm, tempere com o tomilho e 60 ml de vinho do Porto. Em seguida, misture o champignon com o foie gras e recheie as codornas com a mistura. Envolva as codornas em filme plástico. Envolva-as em papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 170 °C por 35 minutos. Retire e reserve.

 

Preparando o molho

Aqueça uma panela média e acrescente a manteiga. Em seguida, adicione o alho e a cebola e deixe dourar. Acrescente o vinho do Porto e o vinho branco, deixando cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Coe e adicione a framboesa. Ajuste o sabor com flor de sal e pimenta e reserve.

 

Montagem

Retire o papel-alumínio e o filme das aves, sele em uma frigideira antiaderente com 30 g de manteiga por 3 minutos. Retire da panela, ajuste o sabor com flor de sal e pimenta, adicione o molho e sirva em seguida. Decore com framboesas frescas

PERDIZ AO VINHO

(chef Claude Troisgros)

(rende 4 porções )

 

 

Ingredientes

Para a marinada

100 g de cebola

4 dentes de alho

1 bouquet garni (com tomilho, louro e salsa)

4 perdizes

750 ml de vinho branco da uva riesling

Pimenta-do-reino

branca moída

 

Para a perdiz

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Azeite

100 g de bacon em cubos

16 minicebolas

16 cogumelos-de-paris

30 ml de conhaque

400 ml de creme de leite

1 maçã verde

50 g de uvas-passas pretas

 

Preparo

Prepare a marinada: pique uma cebola grosseiramente e amasse o alho sem descascar. Coloque em uma travessa grande com o bouquet garni e a perdiz. Adicione o vinho branco e a pimenta, cubra o recipiente, coloque na geladeira e deixe marinar por 12 horas. Após esse tempo, retire da geladeira e seque a carne. Reserve o caldo da marinada. Em seguida, tempere as aves com sal e pimenta a gosto. Em uma panela, esquente o azeite. Acrescente a ave e deixe tostar um pouco. Vire para não queimar e todos os lados ficarem tostadinhos. Acrescente o bacon à panela, coloque as minicebolas cortadas ao meio e os cogumelos. Use o conhaque e flambe os ingredientes. Acrescente à panela o caldo da marinada, peneirando para os ingredientes não se misturarem, deixando somente o bouquet garni. Abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente por 40 minutos. Depois, retire a perdiz da panela e finalize o molho. Adicione o creme de leite, a maçã verde cortada em fatias e as passas. Cozinhe por 5 a 8 minutos. Para finalizar, tempere com pimenta-do-reino a gosto, volte a perdiz para a panela e sirva.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni, ed. especial Aves. Você confere a versão integral aqui. Fotos Rogério Voltan/Produção Camile Comandini/Culinarista Janaina Resende. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs e Android.

No Angeloni você encontra os ingredientes para sua receita. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário