16/11/2017

MASSA INCREMENTADA

A massa da panqueca ganha mais sabor com a adição de aveia e de ervilhas, saindo do lugar-comum, assim como seus recheios

Improvisar nos recheios da panqueca não é, necessariamente, uma novidade. Mas que tal inovar também na massa, trazendo elementos como aveia, ervilhas e outras coisas que saem da mesmice? O resultado surpreende, além de trazer novas camadas de sabor ao prato. Mas de nada adiantaria uma massa diferenciada sem um bom recheio. Por isso, preparamos duas opções distintas –e vegetarianas!– com ingredientes que são puro sabor.

Panqueca de aveia com espinafre, cebola e muçarela de búfala

(rende 5 porções)

PARA MASSA DE AVEIA

½ xíc. (chá) de aveia em flocos

¼ de xíc. (chá) de farinha de trigo branca

½ col. (sopa) de linhaça dourada

1 ovo

½ xíc. (chá) de leite

Sal marinho, orégano e pimenta-do-reino a gosto

Azeite de oliva para untar

 

PARA O RECHEIO

½ maço de espinafre higienizado

200 g de muçarela de búfala

2 col. (sopa) de azeite

1 cebola picada

¼ de xíc. (chá) de aceto balsâmico¼ de xíc. (chá) de açúcar mascavo

Salsinha e cebolinha

picada a gosto

Sal, pimenta-do-reino, noz moscada e tomilho a gosto

½ xíc. (chá) de parmesão ralado

 

PARA O MOLHO

½ kg de tomates maduros sem pele e sem sementes

1 col. (sopa) de azeite de oliva

½ cebola picada

1 cenoura ralada

½ alho-poró picado

1 dente de alho picado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

½ maço de manjericão fresco

 

PREPARANDO A MASSA DE AVEIA

Misture todos os ingredientes da massa batendo bem, até ficar homogêneo. Preaqueça a frigideira antiaderente e unte-a com um fio de azeite. Com uma concha, meça a quantidade de massa e despeje na frigideira, preenchendo toda a superfície. Quando a borda começar a soltar da massa, vire-a com a ajuda de uma espátula. Retire quando dourar e repita até acabar a massa.

PREPARANDO O RECHEIO DE MUÇARELA DE BÚFALA

Lave as folhas de espinafre. Cozinhe as folhas em uma panela com água quente por 4 minutos. Escoe, pique as folhas e reserve. Pique a muçarela de búfala e reserve. Em uma frigideira, adicione o azeite e refogue a cebola picada por 1 minuto. Adicione o aceto e o açúcar mascavo e deixe cozinhar por 5 minutos, até que a cebola murche. Acrescente o espinafre. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada, salsinha e cebolinha. Espere esfriar antes de colocar a muçarela picada.

PREPARANDO O MOLHO DE TOMATE

Retire a pele dos tomates, corte na metade, retire as sementes e corte em cubos. Em uma panela média, refogue no azeite o tomate com a cebola picada, a cenoura, o alho-poró e o alho até dourar. Tempere com sal e pimenta, deixe em fogo brando por 10 minutos. Adicione um pouco de água e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo alto, até formar um molho consistente. Corrija o sal se necessário e acrescente as folhas de manjericão. Se preferir, bata o molho no liquidificador para deixar sem pedaços.

 

Panqueca de ervilha com cogumelos e painço

(rende 5 porções)

PARA A MASSA DE ERVILHAS

200 g de ervilhas

3 ovos

2 alhos-porós fatiados

1 xíc. (chá) de farinha de trigo

½ xíc. (chá) de queijo parmesão ralado

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

1 xíc. (chá) de salsinha e cebolinha

Azeite de oliva para untar

 

PARA O RECHEIO

200 g de champignon picado

200 g de shiitake fatiado

1 xíc. (chá) de azeite de oliva

 

PREPARANDO A MASSA DE ERVILHA

Misture todos os ingredientes da massa batendo bem até ficar homogêneo. Preaqueça a frigideira antiaderente e unte-a com um fio de azeite. Com uma concha, meça a quantidade de massa e despeje na frigideira, preenchendo toda a superfície. Quando a borda começar a soltar da massa, vire-a com a ajuda de uma espátula. Retire quando dourar e repita até acabar a massa.

 PREPARANDO O RECHEIO DE COGUMELOS

Coloque os cogumelos em um bowl. Tempere-os com ½ xícara de azeite, sal, pimenta, páprica e com as ervas. Deixe marinar por 15 minutos. Salteie em uma frigideira até dourar. Reserve. Cozinhe o painço em uma panela com água por 20 minutos. Escorra e dê um choque térmico com água fria. Misture com os cogumelos e com o restante do azeite. Reserve.

 MONTAGEM DAS PANQUECAS

Recheie os discos de massa com o recheio de sua preferência no meio e enrole formando um charuto. Se preferir, feche com um palito para a massa não abrir. Na hora de esquentar, coloque o molho de tomate por cima das panquecas e esquente no forno convencional ou no micro-ondas por alguns minutos.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Me Leve com Você. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário