25/10/2016

Mil-folhas ou crepe? Fique com os dois!

As várias camadas de crepe de aveia e creme formam um bolo irresistível

Parece difícil, mas não é: ao olhar a foto dessa sobremesa, a sensação é de estar diante de uma receita de difícil execução, não é mesmo? Mas as imagens podem enganar. Para chegar a esse resultado, basicamente é preciso intercalar discos de crepe suzette com o creme. De andar em andar, o doce vai ganhando o aspecto de um mil-folhas, enquanto o recheio garante o gostinho de dar água na boca. Para arrematar, a calda de laranja dá o toque cítrico que equilibra os paladares. Ficou com vontade também? Veja como é fácil fazer:

MIL-FOLHAS DE CREPE SUZETTE DE AVEIA 

(rende 1 bolo)

INGREDIENTES

Para o crepe

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de farinha de aveia

2 colheres (sopa) de aveia em flocos

1 pitada de sal

8 ovos

Raspas da casca de 2 laranjas

7 xícaras (chá) de leite

8 colheres (sopa) de manteiga derretida

Para o creme pâtissière

3 gemas

¼ de xícara (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de farinha

1 e ¼ de xícara (chá) de leite

1 fava de baunilha (casca e raspas)

2 xícaras (chá) de creme de leite

⅓ de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Para as laranjas cristalizadas

1 e ½ xícara (chá) de água

½ xícara (chá) de açúcar

1 laranja cortada em tiras finas

Açúcar cristal

Para a calda de laranja

450 g de manteiga sem sal

2 xícaras (chá) de açúcar granulado

2 xícaras (chá) de suco de laranja espremido na hora

1 limão espremido

1 pau de canela

4 colheres (chá) de raspas de laranja

¼ de xícara (chá) de licor de laranja

PREPARO

Preparando o crepe

Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes. Aqueça uma frigideira, unte com manteiga e despeje um pouco da massa. Frite até secar levemente e vire o crepe, dourando dos dois lados. Reserve e repita o processo até acabar a massa. Faça crepes finos.

Preparando o creme

Em uma tigela, misture as gemas, o açúcar e a farinha. Reserve. Em uma panela, misture o leite e a baunilha e leve ao fogo. Espere ferver, desligue o fogo e deixe descansar 30 minutos. Leve o leite de volta ao fogo. Em seguida, despeje o leite sobre a mistura com as gemas, mexendo sem parar. Retorne tudo para o fogo e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e ficar com a consistência de pudim. Retire do fogo e deixe esfriar. Reserve. Quando for montar o bolo, bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro até ficar na consistência de chantilly. Então, misture com esse creme já frio.

Preparando as laranjas cristalizadas

Em uma frigideira grande, aqueça a água e o açúcar até ferver. Adicione as fatias de laranja e cozinhe em fogo médio, virando ocasionalmente até que o líquido esteja reduzido a um xarope fino, e as laranjas, translúcidas. Coloque as laranjas em uma grelha sobre papel-manteiga e deixe esfriar. Polvilhe as laranjas com açúcar cristal.

Preparando a calda de laranja

Em uma panela, coloque a manteiga, o açúcar, os sucos, a canela e as raspas e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo sempre, ou até obter uma cor dourada. Retire do fogo, adicione o licor de laranja e continue a mexer por mais 2 minutos. Deixe esfriar.

Montando o bolo

Em um prato, monte o bolo intercalando uma camada de crepe e outra de creme pâtissière (duas colheradas entre cada crepe). Deixando um crepe na última camada. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Para servir, despeje o creme de laranja em cima do bolo. Decore com as fatias de laranja cristalizadas por cima e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Receitas publicadas na revista Gastronomia Angeloni – edição Grãos. Você acessa a edição completa aqui. Foto Rogério Voltan/ Produção Camile Comandini/ Culinarista Tatiana Damberg.
No Angeloni você sempre encontra os melhores ingredientes para as suas receitas. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário