23/01/2012

MISTURA DE SABORES

Sabores tradicionais de países se misturam na Fusion Culinary

Os ingredientes e técnicas culinárias variam de país em país, de cultura em cultura. E a mistura de cada comida internacional, juntamente com a cultura de cada povo resultou no Fusion Culinary. Segundo a chef Renata Buosi, que é proprietária de uma empresa de serviços de buffet em São Paulo, tudo começou a partir da popularização da comida asiática e então da mistura de elementos modernos com tradicionais.

“A culinária asiática trouxe ingredientes pouco usados e então despertou a criatividade e ousadia dos chefs. E o Fusion Culinary nada mais que é a fusão criativa, a busca por inovação”, explica a chef. Judia e gaúcha, com formação francesa, gosto prevalecente pela comida baiana e passagem por restaurantes consagrados de Nova York, Renata bem sabe o que é uma boa combinação de culturas, etnias e nacionalidades. “Na minha cozinha privilegio a culinária contemporânea e posso afirmar que os brasileiros são bastante receptivos para novidades e modernidades”, complementa Renata.

Nos restaurantes do Brasil é possível encontrar misturar inusitadas. Entre elas sushi, da culinária japonesa, com banana, fruta tradicionalmente brasileira; crepe, originário da França, com carne seca, que é brasileiríssima e até mesmo os famosos tacos mexicanos recheados com brigadeiro, que só existe por aqui.

A diversidade da própria cozinha brasileira, composta por muitas receitas regionais, indica que há um mercado consumidor acostumado a encarar novos paladares e a avançar cada vez mais. Um bom exemplo de Fusion Culinary é um prato criado pela própria Renata que une sabores italianos e baianos: o risoto de moqueca de robalo. E aí, topam experimentar novos sabores?

RISOTO DE MOQUECA DE ROBALO

INGREDIENTES

150g de robalo cortado em cubos

100g de arroz para risoto

20g de manteiga

300ml de caldo de peixe

20g de queijo parmesão ralado

30g de tomate (apenas a polpa cortada em cubos)

20g de salsa em folhas

50ml de leite de coco

20ml de azeite-de-dendê

50ml de vinho branco seco

20ml de azeite extra virgem

Cebola, alho, sal e pimenta a gosto

Coentro a gosto

MODO DE FAZER

Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o peixe e frite novamente até dourar. Reserve. Adicione um pouco mais de azeite, e frite um pouco o arroz. Adicione o vinho e, depois que ele evaporar, vá acrescentando o caldo aquecido aos poucos e mexendo sempre, até chegar ao ponto do arroz. Depois junte todos os outros ingredientes, deixando por último, a manteiga, o parmesão e o peixe preparado anteriormente. Finalize com um toque de leite de coco.

Na rede Angeloni você encontra os melhores produtos para o preparo da receita acima, tais como o legítimo arroz arborio, azeite de dendê puro e azeite de oliva extra virgem de diversas regiões produtoras do mundo. Todos os outros ingredientes também estão disponíveis no www.angeloni.com.br .

Deixe seu comentário