11/04/2012

MULTI-CHEF

Atuante em diversas áreas que envolvem a gastronomia, Carla Pernambuco é apaixonada pelo que faz


Gaúcha de Porto Alegre, Carla Pernambuco faz parte daquele grupo de pessoas que fez muitas coisas na vida antes de se entregar a paixão da culinária: trabalhou nas áreas de teatro, publicidade, relações públicas e até mesmo do jornalismo diário. Um belo dia, quando morava em Nova York com o marido e fotografo Fernando Pernambuco, um estalo a fez mudar de rumo, de vida e de profissão. Fez um curso de culinária fusion, ainda na Big Apple, e a Carla apaixonada por ingredientes, misturas e receitas surgiu.

Ao voltar para o Brasil abriu o restaurante Carlota, sucesso há 16 anos e presente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Atualmente, Carla é chef, pesquisadora, autora de seis livros de sucesso, blogueira, palestrante, coordenadora de semanas gastronômicas no exterior, colunista de rádios e de revistas, empresária, mãe de três filhos (Floriana, Felipe e Júlia) e empreendedora de outras 57 ações que podem acontecer a qualquer momento. Além disso, também comanda a deli Las Chicas, onde prevalece a comida simples e urbana, sem muitas técnicas e pratos elaborados.

Carla Pernambuco conversou com o blog Angeloni e contou mais um pouco de sua vida dentro e fora da cozinha.

1-Você diz que um acaso a levou a culinária enquanto estava em Nova York, porém, existem outras influências que já a ligavam a gastronomia em sua vida?

Carla Pernambuco - Mesa farta, sortida, família reunida, risadas. Essas e muitas outras são características de uma boa família italiana. A minha é assim. Foi nesse meio que eu percebi a importância da mesa e de uma boa comida como centro desses encontros. Portanto, mais que uma paixão de infância, foi uma circunstancia familiar na qual, por incentivo de meus avós, acabei me envolvendo e gostando. Gosto, sei fazer e sou empreendedora.  O resto é consequência.

2- O que você costuma seguir em sua cozinha? Tem suas próprias técnicas e tendências ou segue o que o mundo gastronômico dita?

C.P -Trabalhar profissionalmente com comida é estudo e pesquisa permanente. Existem tendências mas nem sempre embarco nelas. Porém, uma moda que sempre me seduziu foi a da comida saudável, assumo. Viajo muito, presto atenção, visito chefs, anoto, compro livros e depois de estruturar conceitualmente, dou minha pitada de criatividade. “Um jeito Carla de ver a cozinha”.

3- Além de ser atuante na cozinha, o mercado editorial dedicado a gastronomia e os programas de televisão que ensinam receitas e dão dicas sobre o assunto também são seu forte e estão cada vez mais em ascensão no Brasil e no mundo. Você acredita que devido a isso essa área está se tornando uma profissão do futuro? E qual a dica para quem quer se aventurar na gastronomia?

C.P - Mercado é mercado, atende necessidades humanas e tem foco nas pessoas. Mas tem um detalhe muito importante: mercado é para empreendedores. Então, seja curioso, não tenha preconceitos, estude muito, se aventure e de sempre um toque pessoal.

4- O que não pode faltar na sua cozinha? E o que faz de uma refeição uma experiência inesquecível?

C.P - Bons ingredientes, bons equipamentos, higiene, uma aventura pelas especiarias do planeta e muito tesão.

Deixe seu comentário