23/02/2016

Novas receitas com o bom e velho iogurte

Aliado da saúde, ele pode chegar à mesa como smoothie ou frozen; veja receitas

Verdadeiro clássico do café da manhã, o iogurte tem presença garantida em qualquer dieta saudável. Não à toa: ele ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, aumenta a imunidade, fortalece ossos e ajuda a emagrecer, pois traz sensação de saciedade e tem nutrientes que auxiliam na queima da gordura.

Mas que ninguém ache que vai enjoar se comer todo dia: ele não precisa chegar à mesa sempre in natura. É possível inovar misturando-o com frutas. Por isso o blog traz hoje receitas criativas com esse ingrediente aliado da saúde:

 

CUPCAKE DE BLUEBERRY E IOGURTE

(Carole Crema)

Rende 15 unidades

Ingredientes

Massa

200 ml de óleo de milho

200 ml de iogurte natural

4 ovos

260 g de farinha

260 g de açúcar

1 colher (sopa) de fermento

1 e ½ xícara de blueberries (frescas ou congeladas)

 

Cobertura (merengue italiano)

250 ml de claras (6 ovos)

250 g de açúcar

60 ml de água

Além dos ingredientes, você vai precisar de saco de confeitar descartável

 

Modo de preparo

Com um batedor de arame (fouet), misture em uma tigela o óleo, o iogurte e os ovos. Peneire a farinha, o açúcar e o fermento e junte-os, aos poucos, à mistura dos líquidos, mexendo bem para evitar a formação de grumos. Passe as blueberries em um pouco de farinha de trigo e misture-as à massa, delicadamente. Coloque a mistura em forminhas para cupcakes. Leve para assar em forno preaquecido a 180 ºC, até que a massa esteja cozida e levemente dourada. Para fazer a cobertura, bata as claras em neve firme. Enquanto isso, faça uma calda, levando o açúcar e a água ao fogo. Deixe ferver só até começar a fazer bolhinhas (118 ºC ou ponto de fio fino). Retire a calda do fogo. Com a batedeira em baixa velocidade, acrescente a calda de açúcar quente, em fio, nas claras, até que ela seja toda contemplada. Bata esse merengue em velocidade máxima até esfriar. Com os cupcakes já frios, confeite cada um com o merengue, utilizando o saco de confeitar. Decore com uma unidade de blueberry fresca.

 

CREME DE MORANGO COM IOGURTE 

(Light & Sabor)

Rende 2 porções

Ingredientes

340 g de iogurte natural light

12 g de gelatina de morango light

75 g de morangos cortados em cubos

 

Modo de preparo

Bata no liquidificador o iogurte e a gelatina, já hidratada e dissolvida em 5 colheres (sopa) de água, até a mistura ficar homogênea. No fundo de um recipiente, disponha os morangos e despeje a mistura de iogurte por cima. Leve para gelar por pelo menos 1 hora.

 

FROZEN DE IOGURTE COM TANGERINA

(rende de 2 a 4 porções)

 

Ingredientes

Casca de tangerina em tiras para decorar

5 colheres (sopa) de açúcar

2 xícaras (chá) de iogurte natural desnatado

1 envelope de gelatina incolor sem sabor

½ litro de suco de tangerina

 

Modo de preparo

Coloque em uma tigela o suco de tangerina, a gelatina (dissolvida conforme as instruções da embalagem), o iogurte e o açúcar. Misture tudo com um batedor manual até a mistura ficar homogênea. Cubra a tigela com filme plástico e leve ao congelador por 2 horas ou até começar a cristalizar as bordas. Retire. Bata essa mistura na batedeira por 4 minutos. Volte ao congelador e deixe por mais 1 hora, ou até ficar firme, mas cremosa. Retire, misture com uma colher e distribua em taças. Decore com as cascas de tangerina.

 

* Receitas publicadas na revista Gastronomia, ed. Sabor à Mesa, e na Cozinha Dona Helena. Você confere a versão integral aqui.

No Angeloni você encontra tudo o que precisa para suas receitas ficarem ainda mais saborosas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário