01/10/2013

Os diferentes tipos de sal

Eles são produzidos em diversas partes do mundo; saiba como explorar o tempero na sua cozinha

 SAl rosa do himalaia
Você acha que sal é tudo igual? Pois na gastronomia a variedade do mineral tem uma grande diferença no resultado final da receita. Se no dia a dia usamos basicamente a versão do sal refinado, também conhecido como “de cozinha”, e o sal grosso, para churrascos, diversos chefs do mundo incrementam suas receitas com sais trazidos de lagoas do Himalaia, vulcões havaianos ou do interior da Índia.

Todos eles são compostos majoritariamente por sódio, mineral importante na alimentação por ser responsável pelo equilíbrio hídrico do corpo e pelas contrações musculares, entre outras funções. O que os torna diferentes são as outras substâncias que também estão presentes, como enxofre ou manganês, o local de extração -é possível tirar sal do mar ou do solo- e também a textura. Por isso, os sais mais raros são indicados para finalizar os pratos, não no processo de cozimento.

Conheça algumas variedades:

Infográfico Tipo de Sal - Angeloni

Lembre-se de que o sal precisa ser consumido com moderação -cerca de 5 gramas de sal de cozinha. Em excesso, pode levar ao aumento da pressão arterial, o que pode causar doenças cardiovasculares, AVC e insuficiência renal, entre outros problemas.

No Angeloni você encontra produtos de todas as partes do mundo para incrementar suas receitas. Visite uma de nossas lojas, ou compre pelo site.

Deixe seu comentário